terça-feira, 29 de maio de 2018

Peregrinação diocesana de Portalegre-Castelo Branco a Fátima





No dia 27 de maio realizou-se a já tradicional peregrinação da diocese de Portalegre e Castelo Branco ao Santuário de Fátima. A organização dos transportes esteve a cargo das paróquias da diocese. O programa no Santuário foi o seguinte: 10H00 – Oração do Rosário na Capelinha das Aparições com procissão para o Altar do recinto; 12H00 – Eucaristia presidida pelo Novo Núncio Apostólico na Geórgia e na Arménia ,D. José Bettencourt ,e D. Antonino Dias, Bispo Diocesano, terminando com a procissão do adeus.

Na homilia, D. Antonino Dias, bispo da diocese de Portalegre-Castelo Branco, desafiou os peregrinos a não terem medo de professar a fé cristã de acordo com o ensinamento de Jesus, mesmo quando surgem dúvidas e aquilo que os outros querem ouvir “não é exatamente o que nós temos para dizer”.

“A fé não exclui a dúvida, não é uma certeza cientifica e a ressurreição de Jesus é um mistério incrível que não cabe na razão humana” afirmou o prelado diocesano lembrando que “a fé não se compra no supermercado, não se pode reivindicar na rua, não é uma iniciativa nossa, mas sim um dom de Deus que temos de aprofundar”.

Por isso, neste “lugar de silêncio, de paz e de oração” D. Antonino Dias interpelou os peregrinos a fazerem como os pastorinhos fizeram junto do Anjo, e depois junto de Nossa Senhora, rezando “pela conversão e pela conversão dos pecadores”.

“Saibamos repetir todos Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam", adiantou o prelado.

“Aqui em Fátima com o Anjo e os Pastorinhos rezamos recolhidos; aqui em Fátima hoje ouvimos o Senhor a dizer-nos ide e anunciai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e Espírito Santo”, acrescentou afirmando que esta oração é “a um Deus trino, rico em misericórdia, que não se define, nem se explica mas experimenta-se, vive-se, reza-se e contempla-se com sentimentos de eterna gratidão”.

“O mistério da Santíssima Trindade é a fonte de todos os mistérios da fé e da luz que os ilumina” concluiu D. Antonino Dias, lembrando que é a “origem e meta da Eucaristia”.

Entre os grupos presentes no Santuário de Fátima, este domingo, destaque ainda para os peregrinos oriundos da Alemanha, Itália e Espanha bem como um grupo diversificado da América Latina.


O programa diocesano no Centro Paulo VI começou às 15H00 e desenvolveu-se em duas partes: Parte formativa sobre o papel de Maria na história da Salvação e parte celebrativa com momento artístico e com oração. O regresso a casa fez -se pelas as 17H00. Os doentes da diocese estiveram em retiro na Casa de Nossa Senhora das Dores, durante a semana, sob a orientação do Movimento da Mensagem de Fátima, e participaram na bênção dos doentes realizada no final da Eucaristia, celebrada no recinto do Santuário.


3J3A4415.jpg


3J3A4407.jpg

















Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado