quinta-feira, 12 de julho de 2018

Deus da alegria


Resultado de imagem para fogo de artificio


Por vezes parece que proclamamos um Deus da morte. Andamos de cabisbaixo. Os nossos cânticos não espelham alegria alguma e quando saímos da Eucaristia parece que fomos buscar um peso ainda maior para as nossas vidas em vez de renovarmos a esperança n'Aquele que tudo pode.
E, caros amigos, nisto os ateus têm toda a razão: "Como podem proclamar o vosso Deus e a Ressurreição sem alegria?".
Fazemos da nossa fé algo que não nos é pedido por Ele. Acreditamos que para se ter muita fé é preciso sofrer ou ser-se muito rígido na hora da celebração, pois só assim é que há dignidade. Achamos que é preciso bater muitas vezes com a mão no peito, porque não há outra forma de estar diante do Senhor. Ainda está muito presente a ideia de que "quem tem muito riso tem pouco siso", mas se assim fosse como poderia Jesus ter cativado milhares e milhares de pessoas? Se assim fosse, como poderiam as crianças gostar d'Ele?
Aposto que as crianças corriam e andavam à Sua volta não por ser "tudo à grande", mas por ter uma atitude e uma presença simpática, de quem ri e sorri quando o ambiente assim lhe pede e que chora e abraça quando é necessário.
Assim sendo, não podemos fazer da nossa fé um verdadeiro fardo, nem muito menos transmitirmos isso para o mundo. A nossa fé cristã deve ser sinal de esperança e de alegria. Deve ser fonte de água viva. Deve ser fonte de vida!
Deve dar esperança por sabermos que não caminhamos sós e deve espalhar a alegria, por termos a certeza de que a vida será sempre muito mais do que aquilo que vemos.
O nosso Deus é um Deus da alegria. Duvidam disso? Olhem para toda a nossa humanidade e vejam se a nossa própria criação não é verdadeiro sinal do Seu sentido de humor.
Deus não chora apenas. Deus também ri. E porquê? Porque Deus estando verdadeiramente nunca pode ficar indiferente a qualquer situação.
Tenhamos a audácia de espalharmos a alegria de um Deus que ama infinitamente e que nos fez somente para a felicidade. Desmanchemos a ideia de um Deus ditador, que apela ao sofrimento e que olha somente para os bonzinhos.
Deus está em tudo e em todos.
O meu Deus, revelado em Jesus Cristo, é um Deus de alegria manifestada num amor cheio de euforia! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado