domingo, 22 de julho de 2018

Dia de Santa Maria Madalena


O Dia de Santa Maria Madalena festeja-se liturgicamente a 22 de julho.


Ela era natural de Magdala, uma cidade na costa do Mar da Galileia.

Lucas faz a primeira referência a esta santa no Novo Testamento: “Os doze estavam com ele, e também mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças. Maria, dita de Magdala, da qual haviam saído sete demónios”. Depois de ter sido curada por Jesus, Maria Madalena entregou-se de coração ao serviço de Deus, seguindo Jesus até ao seu calvário.

Maria Madalena acreditava que Jesus era o Messias, estando presente na crucificação e no funeral de Cristo. Ela foi a primeira testemunha da ressurreição de Jesus, ao visitar o seu túmulo pela manhã.

A figura de Maria Madalena é envolvida em certa polémica. Muitos autores lançaram teorias sobre esta santa, com base nos Evangelhos Canônicos, nos livros apócrifos do Novo Testamento e nos escritos gnósticos. Entre elas que Maria Madalena seria uma confidente especial de Jesus, uma apóstola, e mesmo a mulher de Jesus Cristo. Outras interpretações advogam que Maria Madelena era uma prostituta arrependida pelos seus pecados, mas não se encontra qualquer fundamento bíblico nestas interpretações.

Tradicionalmente, Maria Madalena é identificada como a mulher convertida que perfumou os pés de Jesus, que os banhou em lágrimas e os enxugou com os seus próprios cabelos. Ela é assim considerada a padroeira dos cabeleireiros, dos boticários, dos convertidos e dos fabricantes de perfumes.
Resultado de imagem para santa maria madalena
(Protetora das mães solteiras – 22 de Julho)

Santa Maria Madalena, vós que ouvistes da boca de Jesus estas palavras: “Muito lhe foi perdoado porque muito amou… vai em paz, os teus pecados estão perdoados”, alcançai-me de Deus o perdão dos meus erros e pecados, deixai-me participar do ardente amor que inflamou o vosso coração, para que eu seja capaz de seguir a Cristo até o Calvário, se for preciso e assim, mais cedo ou mais tarde, tenha a felicidade de abraçar e beijar os pés do divino Mestre.
Como Jesus ressuscitado vos chamou pelo nome: “Maria!” ele chame também pelo meu nome.., e eu nunca mais me desvie do seu amor, com recaídas nos erros do meu passado.
Santa Maria Madalena, eu vos peço esta graça, por Cristo Nosso Senhor. Amém!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado