quinta-feira, 11 de junho de 2020

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo


https://www.youtube.com/watch?v=5Vf0xoC76us


Na solenidade do Corpo de Deus, queremos recordar que os actos redentores de Cristo – que culminam na sua paixão, morte e ressurreição – actualizam-se na Eucaristia, celebrada pelo Povo de Deus e presidida pelo ministro ordenado. Por isso, redescobrir a Eucaristia na plenitude é redescobrir Cristo.
Queremos, por isso, hoje agradecer a Deus por este tão grande dom, que o Sehor deu à sua Igreja.

É ao redor do altar que se constrói a comunidade cristã e a vida comunitária. A Eucaristia é a síntese espiritual da Igreja, a plenitude de comunhão do homem com Deus, fonte dos valores eternos e experiência profunda do divino.
Participar da eucaristia dominical é sinal inequívoco de identidade cristã e de pertença à Igreja. Por isso, a Missa é o momento privilegiado que possibilita o encontro com Deus a níveis de fé e de compromisso humano.

As leituras reflectem o sentido da Eucaristia.
Na Primeira Leitura Moisés explica o sentido do Maná enviado por Deus para alimentar o Povo no caminho do deserto. O Maná é memorial da acção de Deus no passado e anuncio profético de um novo Pão, que Jesus prometeu aos seu discípulos: a sua Palavra e o seu Corpo.
Na Segunda Leitura, São Paulo afirma que "formamos em Cristo um só Corpo".
A Eucaristia não celebra só a nossa união com Deus e a nossa identificação com Cristo; celebra também a união com os irmãos: "O pão é um só, assim nós, embora muitos, somos um só corpo".
O Evangelho apresenta o final do discurso do Pão da Vida. Jesus introduz a grande mensagem de que Ele dará um outro pão.


http://www.paroquiaqueijas.net/


Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado