terça-feira, 16 de junho de 2020

Quando puderes, sê coerente!




De entre todos os desafios que a vida nos vai impondo, há um particularmente complicado: o de ser coerente. O de fazer corresponder as nossas ações a tudo aquilo que é proferido pela nossa voz.

Vejamos: somos perfeitos e exímios na nossa forma de apregoar verdades absolutas. Dizemos, de voz e peito cheios, que sabemos o que é o amor. Que sabemos o que é cuidar de quem mais precisa. Que sabemos o que é tratar todos por igual. Que sabemos o que é ser livre e respeitar a liberdade do outro. Que sabemos que é necessário conhecer para afirmar veementemente ou, até, julgar.

À sombra do nosso umbigo e da nossa pele, sabemos muito. Teorizamos muito. Divagamos muito.

No entanto, e quase sempre, deitamos por terra todos os princípios e valores apregoados quando chega a nossa hora de fazer alguma coisa. Quando chega a hora de fincar os pés e mostrar a nossa força… Eis-nos a fugir para dentro do esconderijo mais próximo. Eis-nos a sair de cena e a ser os primeiros a correr o pano.

Pois é. Já diz o povo na sua sabedoria “dizer é uma coisa… fazer: é outra”. Mas, se pensarmos com cuidado nesta incoerência tão óbvia, há algo que não bate certo. Há algo que não faz sentido.

Como é que eu posso dizer que não se deve julgar quem não conhecemos bem, se sou o primeiro a olhar de esguelha se alguém ousa aproximar-se de mim e do meu círculo?

Como é que eu posso dizer que o amor é para toda a vida, para o que der e vier, para a saúde e a doença…se sou o primeiro a abandonar o barco quando o outro me atira com a sua tempestade?

Como é que eu posso manifestar-me contra as desigualdades de cartaz em riste se sou o primeiro a não abrir a porta à minha vizinha de oitenta anos que me pergunta se posso trazer-lhe aquele remédio da farmácia? Ou se nunca parei para dizer bom dia ao sem abrigo que mora, há décadas, na esquina entre a minha rua e a outra?

Como é que eu posso criticar os que falam dos outros nas costas quando, eu próprio, alimento essas conversas?

É simples: não posso. Não posso dizer uma coisa e fazer outra. Não podemos. Não podemos dizer uma coisa e fazer outra. É fácil ser coerente? Não é. É fácil fazer a boca corresponder ao coração? Não é. Mas é necessário. E urgente.

Mais do que falar… sabes o que é preciso?

Fazer.


Marta Arrais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado