quarta-feira, 6 de maio de 2015

Jubileus Sacerdotais na Diocese de Portalegre-Castelo Branco



"É Deus que faz crescer" 1 Cor

O Seminário de Portalegre foi o local escolhido para a Igreja diocesana se reunir em oração de acção de graças pelo ministério sacerdotal. Aconteceu, conforme programado, no passado dia 1 de maio e o motivo foi a celebração dos jubileus sacerdotais dos P. Marcelino Marques, P. Rui Lourenço e P. Vitor Beirão (25 anos de ordenação sacerdotal), Cón. Tarsício Alves (50 anos de ordenação sacerdotal), Mons. Francisco Vermelho e P. Joaquim Milheiro (60 anos de ordenação sacerdotal).
Com a presença de muitos amigos, de familiares e de Sacerdotes irmãos vindos de toda a Diocese, a celebração da Eucaristia, presidida pelo nosso Bispo, D. Antonino Dias, iniciou-se pelas 11h00. O dia de S. José Operário e a natureza e missão do sacerdócio na Igreja foram os grandes motivos de reflexão na homilia. Contemplado com gratidão o dom da vida dos sacerdotes, sublinhada com ênfase e alegria a essência da sua missão, constatada a dificuldade que a diminuição de sacerdotes acarreta na nossa Diocese, ficou o desafio do empenho de toda a comunidade diocesana na promoção de uma cultura vocacional que há-de falar de alegria e radicalidade evangélicas, amor por Jesus Cristo e pela sua Igreja, paixão pela evangelização como testemunho vivo da fé.
Já no final da Eucaristia e antes da bênção final houve ainda tempo para o testemunho de dois dos Sacerdotes jubilados: o Senhor Cón. Tarsício e o Senhor P. Joaquim Milheiro falaram de como germinaram e foram cuidadas as suas vocações.
Depois de terminada a celebração da Eucaristia e de apresentados os cumprimentos aos Sacerdotes jubilados, o convívio continuou no refeitório do Seminário onde foi servido o almoço e repartido o tradicional bolo de aniversário.
Coração da Diocese, a experiência de Seminário (também presente no edifício do Seminário de Portalegre) encerra muitas memórias e projectos, muitos afectos e decisões. Neste dia ecoaram principalmente os da fidelidade ao entusiasmo da primeira hora, os da alegria na gratidão e os da paixão pelo Sacerdócio na Igreja.


www.portalegre-castelobranco.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado