
A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento de Cristo (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a lei mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar o Templo de Jerusalém até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e, assim, purificar-se. Desta forma, São José e a Santíssima Virgem Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever.
Com base na festa da apresentação de Jesus/purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação, do cântico de São Simeão, que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora da Luz/das Candeias/da Candelária, cujas festas eram, geralmente, celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o facto.
Também na nossa Paróquia é hábito fazer a apresentação das crianças nascidas durante o ano e louvar Nossa senhora da Luz com a procissão das velas no dia 2 de Fevereiro.
Este ano, vamos celebrar a Festa da Apresentação do Senhor, em conjunto com a Escola Nª Srª da Luz, no dia 6 de Fevereiro, sábado.
A Procissão, terá inicio às 17:30 H no pátio da Escola e seguirá o percurso habitual até à Igreja de Nossa Senhora da Luz, onde será celebrada a Eucaristia e feita a apresentação dos nascidos no último ano.
No final, actuará o Coro do Carmo de Beja, sob a orientação musical do Padre António Cartageno.
Convida- se toda a Comunidade a participar nesta celebração e em especial as famílias com filhos nascidos em 2015.
Recordamos que os donativos para a Imagem de Nossa Senhora das Dores, podem ser efectuados até dia 6 de Fevereiro, na Igreja Matriz. Colabore!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado