quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

INFORMAÇÃO PAROQUIAL- Festa de Nossa Senhora da Luz



Nossa Senhora da Luz (também chamada de Nossa Senhora das Candeias, ou Nossa Senhora da Candelária, ou Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação) é um título mariano pelos quais a Igreja Católica venera a Santíssima Virgem Maria. Sob essas designações, é particularmente venerada em Portugal e Brasil.

A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento de Cristo (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a lei mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar o Templo de Jerusalém até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e, assim, purificar-se. Desta forma, São José e a Santíssima Virgem Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever.
Com base na festa da apresentação de Jesus/purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação, do cântico de São Simeão, que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora da Luz/das Candeias/da Candelária, cujas festas eram, geralmente, celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o facto.

Também na nossa Paróquia é hábito fazer a apresentação das crianças nascidas durante o ano e louvar Nossa senhora da Luz com a procissão das velas no dia 2 de Fevereiro.


Este ano, vamos celebrar a Festa da Apresentação do Senhor, em conjunto com a Escola Nª Srª da Luz, no dia 6 de Fevereiro, sábado.


A Procissão, terá inicio às 17:30 H no pátio da Escola e seguirá o percurso habitual até à Igreja de Nossa Senhora da Luz, onde será celebrada a Eucaristia e feita a apresentação dos nascidos no último ano.


No final, actuará o Coro do Carmo de Beja, sob a orientação musical do Padre António Cartageno.


Convida- se toda a Comunidade a participar nesta celebração e em especial as famílias com filhos nascidos em 2015.



Recordamos que os donativos para a Imagem de Nossa Senhora das Dores, podem ser efectuados até dia 6 de Fevereiro, na Igreja Matriz. Colabore!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado