sábado, 28 de janeiro de 2023

Domingo da Palavra




O Domingo passado foi o Domingo da Palavra


O dia 22 de janeiro de 2023, foi o 4° Domingo da Palavra de Deus, e foi instituído pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2019. O lema desta edição é inspirado em 1 Jo 1,3: "Nós vos anunciamos o que vimos".


O Papa disse, no domingo,no Vaticano que a missão da Igreja Católica passa por estar junto da “carne de quem sofre”, anunciando a “misericórdia” de Deus.

“Esta é a nossa missão: sair à procura de quem está perdido, de quem está oprimido e desanimado, para lhes levar, não nós mesmos, mas a consolação da Palavra, o anúncio desinquietador de Deus que transforma a vida, a alegria de saber que Ele é Pai e fala a cada um”, declarou, na homilia da Missa do IV Domingo da Palavra, a que presidiu na Basílica de São Pedro.

Francisco sublinhou que a salvação anunciada por Jesus “é destinada a todos, incluindo os mais distantes e os extraviados”, alertando para o perigo de uma “uma Igreja de coração estreito”.

“A misericórdia de Deus é para todos. Não nos esqueçamos disto: a misericórdia de Deus é para todos, é para mim”, acrescentou.
“A Palavra é para todos, a Palavra chama à conversão, a Palavra torna-nos anunciadores”, destacou Francisco.

"
Jesus alarga as fronteiras: a Palavra de Deus, que sara e levanta, não se destina apenas aos justos de Israel, mas a todos, a todos; quer alcançar os que estão longe, curar os doentes, salvar os pecadores, reunir as ovelhas perdidas e encorajar a quantos têm o coração cansado e oprimido”.

O Papa advertiu para o risco de ver as comunidades católicas ocupadas com “atividades secundárias”, em vez de fazerem do anúncio da Palavra a sua “principal urgência”.

“A Palavra, quando penetra em nós, transforma o coração e a mente; muda-nos, levando a orientar a vida para o Senhor”, apontou.

Francisco sublinhou que esta Palavra é a máxima “autoridade” na Igreja, a que todos estão sujeitos, antes de agradecer a quem a estuda e anuncia.

“Obrigado aos agentes pastorais e a todos os cristãos empenhados na escuta e difusão da Palavra, especialmente os leitores e catequistas"

https://agencia.ecclesia.pt/

Na nossa paróquia os catequisandos do 4ºano animaram a celebração da Eucaristia com as leituras e no final receberam a Biblia.
























Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado