quarta-feira, 31 de julho de 2013

Papa exortou os Voluntários a se rebelar contra a cultura do provisório


Rio de Janeiro (RV)  Na tarde deste domingo, por volta das 17h30min, antes de seguir para o Aeroporto do Galeão, o Papa Francisco encontrou os voluntários da Jornada Mundial da Juventude no Centro de Congressos ‘Rio Centro’. Foram cerca de 15 mil voluntários que trabalharam por dois anos na preparação da JMJ Rio 2013. Um encontro de forte emoção e alegria, em que os jovens gritava: "esta é a juventude do Papa".
Francisco dirigiu-se aos jovens, dizendo que não podia regressar a Roma “sem antes agradecer, de modo pessoal e afetuoso a cada um, pelo trabalho e dedicação com que acompanharam, ajudaram, serviram aos milhares de jovens peregrinos e pelos inúmeros pequenos detalhes que fizeram desta Jornada Mundial da Juventude uma experiência inesquecível de fé”. O Papa observou que, com os sorrisos de cada um, com a gentileza, com a disponibilidade ao serviço, “vocês provaram que "há maior alegria em dar do que em receber”.
O Papa disse que este trabalho de preparar o caminho para que outros possam encontrar Jesus - como fez João Batista -, “é o serviço mais bonito que se pode realizar como discípulo” e acrescentou: “sejam sempre generosos com Deus e com os demais. Não se perde nada; ao contrário, é grande a riqueza da vida que se recebe”
Após o Papa falou sobre o chamado e a resposta às diferentes vocações. Quando falou sobre aqueles que são chamados a se santificar constituindo uma família através do sacramento do matrimônio:
Há quem diga que hoje o casamento está “fora de moda”; na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é “curtir” o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas, “para sempre”, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã”.
Então o Papa pediu aos jovens, para que sejam revolucionários, que andem contra a corrente: sim, nisto peço que se rebelem:
"que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. Tenham a coragem de ser felizes!
A seguir o Papa falou sobre a vocação ao sacerdócio, a que alguns são chamados a se doar ao Senhor de modo mais total, “para amar a todos com o coração do Bom Pastor”. “A outros – continuou - chama para servir os demais na vida religiosa: nos mosteiros, dedicando-se à oração pelo bem do mundo, nos vários setores do apostolado, gastando-se por todos, especialmente pelos mais necessitados”.
Nesse ponto, Francisco contou aos jovens que nunca se esquecerá do dia 21 de setembro, quando tinha 17 anos, quando após passar pela igreja de San José de Flores para se confessar, sentiu pela primeira vez que Deus o chamava. “Não tenham medo daquilo que Deus lhes pede – disse o Papa. Vale a pena dizer “sim” a Deus. N’Ele está a alegria”!
Àqueles jovens que talvez ainda não vejam com clareza o que fazer de sua vida, o Santo Padre aconselhou “a pedir isto ao Senhor, que Ele fará entender o caminho”, como fez o jovem Samuel, “que ouviu dentro de si a voz insistente do Senhor que o chamava, e não entendia, não sabia o que dizer, mas, com a ajuda do sacerdote Eli, no final respondeu àquela voz: Senhor, fala eu escuto. Peçam vocês também a Jesus: Senhor, o que quereis que eu faça, que caminho devo seguir?”.
Ao concluir, o Papa agradeceu novamente a todos os voluntários, às pastorais, novas comunidades e movimentos que colocaram seus membros à disposição, exortando-os a não esquecerem “tudo o que fizeram nestes dias, tudo o que viveram aqui”. E acrescentou: “Podem contar sempre com minhas orações, e sei que posso contar com as orações de vocês”.
Ao final, todos rezaram juntos uma Ave Maria.

AS PEQUENAS GRANDES COISAS

Dou muito valor
Àquilo a que gosto de chamar
As pequenas grandes coisas...
Pequeníssimas coisas que constroem o amor
Que edificam através de pequenos grandes nadas.

E, são estas pequeninas grandes coisas
Que recordamos com saudade,
Com gratidão e amor,
Porque nos ligam à nossa vida,
À nossa história,
Ao nosso crescer,
Ao nosso ser,
E que não podem ser esquecidas
Porque nos marcaram inteiramente
Ad eternum.

Basta um olhar...
Basta um sorriso...
Basta uma palavra...
Basta um toque...
Basta uma mão que se aperta,
Um abraço que se dá...
Para,
Num dia de tristeza,
Iluminar o quarto escuro do sofrimento
E dinamizar os nossos passos...

(Ana Paula Bastos - O amor não se diz)

terça-feira, 30 de julho de 2013

Peregrinação aos Santuários Marianos de Bistrica e Trsat


P1000135.JPG


Organizada pelo Secretariado Diocesano da Mobilidade Humana e pela Agência de Viagens Verde Pino, um grupo de 40 pessoas, peregrinou até aos Santuários de Bistrica e Trsat, na Croácia, entre os dias 18 e 25 de Julho.

A peregrinação foi presidida pelo Reverendo Monsenhor Paulo Dias, Vigário Geral da nossa Diocese.

Chegados a Zagreb, capital da Croácia, visitámos a cidade, ponto de encontro entre a Europa Ocidental e a Europa Oriental, com especial destaque para a Catedral de Santo Estêvão. Seguimos em direção ao Santuário da Virgem Negra de Bistrica, onde em 1998, o Papa João Paulo II, beatificou o Cardeal Stepinac. Aí, participámos na Eucaristia, presidida pelo Reverendo sr. Padre Fernando Farinha, director do Secretariado.

Fizemos uma visita ao Parque Nacional de Pitvice, com uma área de 297Km2, classificado pela UNESCO, como Património da Humanidade. Foi um passeio inesquecível, com a sua beleza natural, com as suas quedas de água, com a sua floresta e com a riqueza piscícola daqueles, muitos, lagos de água transparente.

Já no 4º dia peregrinámos até ao Santuário de Nª. Srª de Trsat, onde participámos na Eucaristia presidida pelo Reverendo Monsenhor Paulo.

Diz a lenda, que em 1291 a casa da Virgem Maria veio de Nazaré até Trsat, com a ajuda de anjos e depois, levada novamente, por anjos para o Loreto, na Itália.

A visita a Dubrovnik teve especial destaque para o magnífico centro histórico com o Palácio Diocleciano, a Catedral de S. Domnio, o tempo de Júpiter e o Palácio Papalic. A cidade está também classificada pela UNESCO, como Património da Humanidade e é circundada por 1940 metros de muralha. Destaca-se o Convento Dominicano, um dos monumentos mais expressivos de Dubrovnik, onde foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo Reverendo sr. Padre Varão.

No último dia de peregrinação, em Zadar, principal cidade da Dalmácia, visitámos a Igreja de S. Donato, a Igreja de S. Semeão, com o seu sarcófago de 300Kg em prata dourada e a catedral de Stª Anastácia.

Foi uma semana muito intensa, muito enriquecedora e são convívio.

Além da parte espiritual, pudemos enriquecer a nossa cultura geral.

Agradecidos ao Senhor por esta oportunidade de podermos apreciar as Suas Maravilhas, regressámos a nossas casas. “ Croácia! Um país a visitar.”

Pelo Secretariado,

Júlia Adega

P1000300.JPG      P1000485.JPG  P1000713.JPG  P1000832.JPG

Deus , Obrigado por tudo

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Raízes



Depois de cortadas, as flores não duram muito tempo. Elas enfeitam nossa sala, quarto ou vida e por mais cuidado que tenhamos, não atingirão o ciclo normal que deveriam para em plenitude, viver e morrer. Há pessoas por aí vivendo como flores cortadas. Elas se despregam de onde estão e saem em busca de alguma coisa para preencher sua existência.

Nada errado em procurar a verdade ou algo que mate nossa sede de conhecimento. Mas estar de um lado para o outro, como um passarinho de galho em galho, é se impedir a si de criar raízes que possam sustentar e fazer com que nosso crescimento seja normal e pleno.

É importante estarmos bem onde formos plantados e cada um tem o direito de mudar de jardim se acha que onde está não convém. Cada qual deve sentir o que é melhor para si. O que não é positivo é a eterna insatisfação, é o estar aqui e lá; é o julgar que todos estão errados sempre. Por quê? Porque pessoas assim costumam olhar mais para os homens que para Deus. E daí, encontram as imperfeições, tão comuns a todos nós.

Essas pessoas jamais vão criar raízes, jamais vão crescer espiritualmente, jamais vão estar próximas o bastante de Deus, porque olham demais para os lados e não olham o suficiente para o céu. Como o ser humano é imperfeito, torto na sua maneira de viver e encarar as coisas! A riqueza do mundo consiste justamente na diversidade da raça humana e do seu aprendizado da vida através das experiências pelas quais cada pessoa passa.

Se estivermos num meio onde nada mais temos a aprender (e isso não existe!) não teremos mais a possibilidade de crescer. Devemos, sim, procurar nossa identidade pessoal. Religiões, existem muitas e tenho certeza que cada qual possui sua riqueza. Deus, é um só, Único e Soberano. Onde a verdade reina, nosso eu vai se reencontrar, pois por Ele fomos criados, a Ele procuramos retornar.

Viva de maneira a ser você o jardineiro do Éden onde vive! Se flores se entristecem, murcham, secam, seja você aquele que vai regar, tomar cuidado e mostrar que a beleza do meio que vivemos depende muito mais de nós do que tudo o mais que nos cerca. Deus te abençoe e permita que você floresça nesse caminho!

III Encontro dos Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, Norte Alentejano e Ribatejano

Coube, este ano, ao Grupo dos Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, Norte Alentejano e Ribatejano, de Arronches, organizar o III Encontro anual, no dia 27 de Julho.
Pelas 10h começaram a chegar os Amigos que se tinham inscrito. Momento de cumprimentos e de acolhimento. De seguida, foi-lhes proporcionada uma visita ao Museu de (a) Brincar, onde os mais velhos puderam matar saudades dos seus brinquedos e brincadeiras de infância.
Seguiu-se o almoço, em harmonioso convívio, que foi servido no Centro Pastoral e Paroquial de Arronches.
Num momento de partilha, o grupo dos Amigos de Arronches, mostrou em CD, algumas imagens do que foi o Caminho de Santiago, feito em Setembro de 2012.
Nisa e Crato deram a conhecer o traçado do Caminho já feito. Fronteira e Castelo Branco vão dar início a esse trabalho. E assim ficará toda esta região com o Caminho traçado para que os peregrinos o possam seguir.
Por fim, foi oferecido um certificado de presença e uma miniatura de um cajado, trabalho artesanal, para recordarem essa ajuda tão preciosa ao longo do Caminho.
Proposto pelo Reverendo sr. Padre Fernando Farinha deslocámo-nos à Igreja Matriz de Arronches, num pequeno percurso, a pé , e aí num momento de oração, rezámos pelos peregrinos que sofreram o grave acidente, quando seguiam para Compostela para celebrar o Dia de S. Tiago. Enviar-se-á uma mensagem/telegrama ao Bispo de Compostela manifestando o nosso pesar e a certeza das nossas orações.
Todos se sentiram entusiasmados e agradecidos pelo dia que lhes foi proporcionado.
Ficou agendado o próximo Encontro para Castelo Branco em 2014, em data a combinar.
Até para o ano AMIGOS!

Pelo Grupo de Amigos
Júlia Adega


 

domingo, 28 de julho de 2013

JMJ regressa à Polónia em 2016




O Papa Francisco anunciou hoje no Brasil que a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai decorrer na cidade polaca de Cracóvia, em 2016.
“Queridos jovens, temos encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2016 em Cracóvia, na Polónia. Pela intercessão materna de Maria, peçamos a luz do Espírito Santo sobre o caminho que nos levará a esta nova etapa da jubilosa celebração da fé e do amor de Cristo”, disse, no final da missa a que presidiu na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro.
Esta é a segunda vez que uma cidade polaca acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Czestochowa, em 1991.
Após o anúncio, o cardeal Stanislaw Dziwisz, arcebispo de Cracóvia e antigo secretário particular do comunicado, reagiu em comunicado, manifestando “grande alegria” pela decisão de Francisco, em resposta ao convite dos bispos e das autoridades políticas polacas.
2016 será o ano do 1050.º aniversário do “batismo da Polónia”.
As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), cuja 28ª edição se encerrou hoje no Rio de Janeiro, nasceram por iniciativa de João Paulo II (1920-2005), após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
O Papa polaco, cuja canonização está iminente, foi bispo de Cracóvia entre 1964 e outubro de 1978, quando foi eleito como sucessor de João Paulo I.
Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos numa grande cidade: em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil), em 2013.
O Papa Francisco despediu-se dos milhões de presentes na Praia de Copacabana, pedindo que sejam “generosos com Cristo” e aceitem “sair e ir com coragem e generosidade, para que cada homem e cada mulher possam encontrar o Senhor”
“Agradeço também a vocês, queridos jovens, por todas as alegrias que me deram nestes dias. Levo cada um de vocês no meu coração”, declarou.

Oração da Semana


sábado, 27 de julho de 2013

Pai perdoa-me

Pai perdoa-me

Pai, perdoa-me pelas vezes que sentei ao seu lado, mas não ouvi o que dizias...

Pai, perdoa-me pela visita rápida de fim de tarde, antes do jantar de domingo...

Pai, perdoa-me pela pouca paciência, quando querias aconselhar-me nos negócios...

Pai, perdoa-me por achar que tuas idéias já estavam ultrapassadas...

Pai, perdoa-me por ignorar tua experiência de vida...

Pai, perdoa-me pela minha falta de tempo para passar contigo...

Pai, perdoa-me pelo teu convite que recusei porque ia sair com meus amigos...

Pai, perdoa-me pela minha insensibilidade na hora da tua dor...

Pai, perdoa-me pelas vezes em que meus filhos não te trataram com o respeito que merecias...

Pai, perdoa-me pelo abraço que não te dei, pelo carinho que não te fiz...

Pai, perdoa-me por não ter reconhecido em ti o próprio Cristo...

Pai, abençoa-me...

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Pai Nosso


 
 REZAR: Não é apenas orar com os lábios, mas também com a inteligência, com o coração e com toda a nossa vida... * Temos tempo para rezar? Só nos momentos de apuro, como um pronto-socorro? E Você, Pai (ou mãe) reza devotamente com Deus, a ponto provocar o pedido: "Ensina-me a rezar?" A Oração está marcando de fato a nossa vida, de modo a impressionar também os que aqui não vem, percebendo em nós a alegria de alguém se Se ainda não o conseguimos... repitamos a oração dos apóstolos: "Senhor, ensina-nos a rezar..."

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Zadar- 8º Dia



Zadar: principal cidade no norte da Dalmácia. Famosa por sua cidade velha, situado em uma península que é totalmente pedonal, a cidade tem numerosos ruínas romanas e outras vistas maravilhosas. Destaque para a Igreja de São Donato, a Igreja de São Simão e a Catedral de Santa Anastácia.
Regresso a Zagreb e embarque para Lisboa

SANTO DO DIA

São Tiago, o maior
Apóstolo
Quado de P. Cavallini

25 de Julho - São Tiago, o maior

Tiago nasceu doze anos antes de Cristo, viveu mais anos do que ele e passou para a eternidade junto a seu Mestre. Tiago, o Maior, nasceu na Galiléia e era filho de Zebedeu e Salomé, segundo as Sagradas Escrituras. Era, portanto, irmão de João Evangelista, os "Filhos do Trovão", como os chamara Jesus. É sempre citado como um dos três primeiros apóstolos, além de figurar entre os prediletos de Jesus, juntamente com Pedro e André. É chamado de "maior" por causa do apóstolo homônimo, Tiago, filho de Alfeu, conhecido como "menor".

Nas várias passagens bíblicas, podemos perceber que Jesus possuía apóstolos escolhidos para testemunharem acontecimentos especiais na vida do Redentor. Um era Tiago, o Maior, que constatamos ao seu lado na cura da sogra de Pedro, na ressurreição da filha de Jairo, na transfiguração do Senhor e na sua agonia no horto das Oliveiras.

Consta que, depois da ressurreição de Cristo, Tiago rumou para a Espanha, percorrendo-a de norte a sul, fazendo sua evangelização, sendo por isso declarado seu padroeiro. Mais tarde, voltou a Jerusalém, onde converteu centenas de pessoas, até mesmo dois mágicos que causavam confusão entre o povo com suas artes diabólicas. Até que um dia lhe prepararam uma cilada, fazendo explodir um motim como se fosse ele o culpado. Assim, foi preso e acusado de causar sublevação entre o povo. A pena para esse crime era a morte.

O juiz foi o cruel rei Herodes Antipas, um terrível e incansável perseguidor dos cristãos. Ele lhe impôs logo a pena máxima, ordenando que fosse flagelado e depois decapitado. A sentença foi executada durante as festas pascais no ano 42. Assim, Tiago, o Maior, tornou-se o primeiro dos apóstolos a derramar seu sangue pela fé em Jesus Cristo.

No século VIII, quando a Palestina caiu em poder dos muçulmanos, um grupo de espanhóis trouxe o esquife onde repousavam os restos de são Tiago, o Maior, à cidade espanhola de Iria. Segundo uma antiga tradição da cidade, no século IX o bispo de lá teria visto uma grande estrela iluminando um campo, onde foi encontrado o túmulo contendo o esquife do apóstolo padroeiro. E a Espanha, que nesta ocasião lutava contra a invasão dos bárbaros muçulmanos, conseguiu vencê-los e expulsá-los com a sua ajuda invisível.

Mais tarde, naquele local, o rei Afonso II mandou construir uma igreja e um mosteiro, dedicados a são Tiago, o Maior, com isso a cidade de Iria passou a chamar-se Santiago de Compostela, ou seja, do campo da estrela. Desde aquele tempo até hoje, o santuário de Santiago de Compostela é um dos mais procurados pelos peregrinos do mundo inteiro, que fazem o trajeto a pé.

Essa rota, conhecida como "caminho de Santiago de Compostela", foi feita também pelo papa João Paulo II em 1989. Acompanhado por milhares de jovens do mundo inteiro, foi venerar as relíquias do apóstolo são Tiago, o Maior, depositadas na magnífica catedral das seis naves, concluída em 1122.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Brasil: Papa consagrou pontificado à Virgem Maria

 

Aparecida, Brasil, 24 jul 2013 (Ecclesia) – O Papa consagrou hoje o seu pontificado à Virgem Maria, no santuário nacional de Aparecida, Estado brasileiro de São Paulo, no final da primeira missa pública a que presidiu no país lusófono.

Oração de consagração do Papa a Nossa Senhora de Aparecida:

Ó Maria Santíssima,
pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.
Eu, embora indigno de pertencer
ao numero de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar
dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés,
consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis;
consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve
e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus,
vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, o Rainha incomparável,
vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso numero de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas
as minhas necessidades, espirituais e temporais,
sobretudo na hora de minha morte.

Abençoai-me, o celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza,
a fim de que,
servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos
e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Assim seja!

Os peregrinos esperaram a chegada de Francisco desde as primeiras horas da manhã, debaixo de chuva.
O Papa desceu do altar segurando a imagem da Senhora de Aparecida que tinha recebido como presente das mãos do cardeal Raymundo Damasceno Assis, no início da missa, tendo depois cumprimentado vários dos participantes na celebração e representantes das comunidades muçulmana e judaica.
Após a celebração, foi publicada uma mensagem na conta '@pontifex' de Francisco na rede social Twitter: "Jovens, não o esqueçamos jamais: a Virgem Maria é a nossa Mãe, e é com a sua ajuda que podemos permanecer fiéis a Jesus".

Sibenik - 7º Dia



Sibenik, principal centro económico e cultural da região, com destaque para a Catedral de Santiago, inserida no conjunto histórico classificado Património da Humanidade.

Deus é mais

Deus é mais forte que a minha fraqueza
Deus é mais amor do que minhas mágoas
Deus é mais Sorriso do que minhas lágrimas

Deus é mais Coragem que meus medos
...
Ele é mais transparente que os meus segredos
Deus me completa, Deus me levanta
Se vacila o meu passo, Deus é mais que meu cansaço.
 
 


terça-feira, 23 de julho de 2013

Papa Francisco está no Brasil para a JMJ Rio 2013

 "Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo!"

 2013-07-23 Rádio Vaticana
 Cidade do Vaticano (RV) - O avião da Alitália que transportou o Papa Francisco ao Rio de Janeiro aterrissou às 15h45min no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, 17 minutos antes do previsto. O Santo Padre foi saudado às 16 horas, junto à escada do avião, pela Presidente Dilma Roussef, de quem recebeu flores.
O Papa passou a saudar então as autoridades presentes, entre os quais o Vice-Presidente da República, Michel Temer, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o Prefeito Eduardo Paes, o Presidente da CNBB, Cardeal Raimundo Damasceno Assis e o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Um grupo de crianças cantou para o Papa o Hino da Jornada.
Após as primeiras saudações no Aeroporto, o Papa Francisco, que dispensou o Papamóvel neste primeiro trajeto, quis ter um primeiro contato com a população, fazendo um giro pela cidade num Fiat cor prata, sendo escoltado por três automóveis da segurança e oito batedores em motocicleta. Em algumas partes do trajeto, o carro do Papa viu-se em meio a um engarrafamento, sendo envolvido completamente pela população que tentava tocar o Pontífice ou apenas seu carro, dando muito trabalho à segurança. Nestas ocasiões, o Papa beijou algumas crianças.
Nas proximidades da Catedral do Rio, o Papa trocou o Fiat pelo Papamóvel, sendo acompanhado por uma multidão ao longo de todo o trajeto. Na Cinelândia, às 17h25min, o Papa trocou de veículo novamente retornando ao Fiat cor prata, seguindo até um helicóptero, que partiu às 17h48min até o Palácio Guanabara, onde chegou alguns minutos após, sendo efusivamente saudado nos jardins do Palácio Guanabara, onde estava a Presidente Dilma Roussef para recebê-lo.
Após a execução dos hinos do Estado da Cidade do Vaticano e do Brasil, a Presidente Dilma fez o seu discurso, ressaltando o compromisso do governo no combate à pobreza e destacando a parceria com as Pastorais da Igreja Católica.
Após o pronunciamento de Dilma Roussef, o Papa Francisco iniciou o seu discurso, em português, ressaltando que a Providência o quis conduzir na sua primeira viagem internacional, à sua amada América Latina, precisamente ao Brasil “nação que se gloria de seus sólidos laços com a Sé Apostólica e dos profundos sentimentos de fé e amizade que sempre a uniram de modo singular ao Sucessor de Pedro”.
Após, pediu “licença para entrar no coração dos brasileiros, revelando o que veio trazer ao Rio”:
“Aprendi que para ter acesso ao Povo Brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração; por isso permitam-me que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta. Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em seu Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: “A paz de Cristo esteja com vocês!”
Após o Papa saudou com deferência a Presidente Dilma Roussef e as autoridades presentes, agradecendo a acolhida e as palavras que externaram a alegria dos brasileiros pela sua presença no Brasil. O Santo Padre dirigiu então uma palavra de afeto aos seus irmãos no Episcopado, “sobre quem pousa a tarefa de guiar o Rebanho de Deus neste imenso País, e às suas amadas Igrejas Particulares. Esta minha visita outra coisa não quer senão continuar a missão pastoral própria do Bispo de Roma de confirmar os seus irmãos na Fé em Cristo, de animá-los a testemunhar as razões da Esperança que d’Ele vem e de incentivá-los a oferecer a todos as inesgotáveis riquezas do seu Amor”.
O Papa observou que a sua presença no Brasil, transcende as fronteiras do país, pois veio para a Jornada Mundial da Juventude: “Vim para encontrar os jovens que vieram de todo o mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor. Eles querem aconchegar-se no seu abraço para, junto de seu Coração, ouvir de novo o seu potente e claro chamado: ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’”.
E acrescentou, “Cristo abre espaço para eles, pois sabe que energia alguma pode ser mais potente que aquela que se desprende do coração dos jovens quando conquistados pela experiência da sua amizade. Cristo “bota fé” nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: “Ide, fazei discípulos”. Ide para além das fronteiras do que é humanamente possível e criem um mundo de irmãos. Também os jovens “botam fé” em Cristo. Eles não têm medo de arriscar a única vida que possuem porque sabem que não serão desiludidos”.
O Papa disse ter a consciência de que, ao falar aos jovens, fala também “às suas famílias, às suas comunidades eclesiais e nacionais de origem, às sociedades nas quais estão inseridos, aos homens e às mulheres dos quais, em grande medida, depende o futuro destas novas gerações”. E complementou:
“Os pais costumam dizer por aqui: “os filhos são a menina dos nossos olhos”. Que bela expressão da sabedoria brasileira que aplica aos jovens a imagem da pupila dos olhos, janela pela qual entra a luz regalando-nos o milagre da visão! O que vai ser de nós, se não tomarmos conta dos nossos olhos? Como haveremos de seguir em frente? O meu auspício é que, nesta semana, cada um de nós se deixe interpelar por esta desafiadora pergunta”.
O Papa ressaltou que a juventude “é a janela pela qual o futuro entra no mundo” e, por isso, impõe grandes desafios. “A nossa geração – disse Francisco - se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando souber abrir-lhe espaço; tutelar as condições materiais e imateriais para o seu pleno desenvolvimento; oferecer a ele fundamentos sólidos, sobre os quais construir a vida; garantir-lhe segurança e educação para que se torne aquilo que ele pode ser; transmitir-lhe valores duradouros pelos quais a vida mereça ser vivida, assegurar-lhe um horizonte transcendente que responda à sede de felicidade autêntica, suscitando nele a criatividade do bem; entregar-lhe a herança de um mundo que corresponda à medida da vida humana; despertar nele as melhores potencialidades para que seja sujeito do próprio amanhã e co-responsável do destino de todos”.
Ao concluir, o Santo Padre pediu a todos a “delicadeza da atenção e, se possível, a necessária empatia para estabelecer um diálogo de amigos. Nesta hora, os braços do Papa se alargam para abraçar a inteira nação brasileira, na sua complexa riqueza humana, cultural e religiosa. Desde a Amazônia até os pampas, dos sertões até o Pantanal, dos vilarejos até as metrópoles, ninguém se sinta excluído do afeto do Papa. Depois de amanhã, se Deus quiser, tenho em mente recordar-lhes todos a Nossa Senhora Aparecida, invocando sua proteção materna sobre seus lares e famílias. Desde já a todos abençôo. Obrigado pelo acolhimento!”.

Dubrovnik- Croácia- 6º dia



Dubrovnik, anteriormente conhecida como Ragusa é também chamado de "A pérola do Adriático". Destino turístico popular, com a maravilhosa cidade antiga cheia de história. Em 1979, a cidade de Dubrovnik, entrou para a lista de Património Mundial da UNESCO.É circundada por 1940 metros de muralhas. Destaque para o Convento Dominicano, um dos monumentos mais expressivos de Dubrovnik; a Praça Stardun com inúmeros palácios ao seu redor; o Palácio Sponza e a Catedral.

Split- Croácia - 5º dia


Os moradores do Split vivem literalmente num palácio romano. No quarto século DC Imperador romano Diocleciano aposentou-se e construiu uma vasta residência para viver os anos dourados aqui na sua nativa Dalmácia. Mais tarde, Roma caiu, o Palácio de Diocleciano foi abandonado. Eventualmente, uma cidade medieval brotou do seu casco abandonado clássica e seu mausoléu tornou-se uma catedral. Até hoje, o labirinto de vielas estreitas — eram literalmente corredores de Diocleciano — compõem o núcleo de Split. Ali perto, o passeio marítimo é perfeito para um passeio.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Trogir - 5º Dia



Trogir é uma histórica cidade e Porto na costa do Adriático. Trogir tem um 2300 anos de tradição urbana contínua. Sua cultura foi criada sob a influência dos antigos gregos e romanos e venezianos. Trogir tem uma alta concentração de palácios, igrejas e Torres, bem como uma fortaleza em uma pequena ilha e em 1997 foi inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO.

Igreja Catolica nos EUA


 
Video que trouxe 3 mil pessoas de volta em uma semana nos EUA, por se firmarem e redescobrirem novamente na fé cristã.

domingo, 21 de julho de 2013

Papa Francisco foi a Santa Maria Maior pedir protecção para a sua viagem ao Brasil

2013-07-21 Rádio Vaticana
O Papa Francisco deslocou-se ontem à tarde do Vaticano à Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma, para pedir à Virgem Maria protecção para a próxima viagem apostólica ao Brasil, para os jovens que ali se reunirão na 27ª Jornada Mundial da Juventude e por todos os jovens do mundo.
O Papa chegou à Basílica por volta das 16 horas e 45 minutos, tendo sido acolhido pelo Cardeal Arcipreste da Basílica, Santos Abril y Castellò.
O papa entrou pela porta lateral junto à Sacristia e foi logo à Capela, onde se encontra a imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani e onde se encontravam reunidos os canónicos da Basílica e a comunidade dos padres dominicanos. O Papa deteve-se por mais de meia hora perante o ícone mariano em oração silenciosa; depois ofereceu-lhe flores e acendeu um círio que trazia o símbolo da Jornada Mundial da Juventude de Rio de Janeiro.
Dado que a Basílica estava aberta, havia a presença de fiéis. Antes de sair o Papa deteve-se perante o altar central, para ouvir um breve discurso de homenagem que lhe foi dirigido pelo Cardeal Arcipreste, tendo depois saudado os fiéis, pedindo-lhes para acompanharem também eles “com a oração, confiança e penitencia” a sua viagem ao Brasil e o seu encontro com os jovens do mundo inteiro.
No conjunto a visita durou pouco mais de uma hora. Às 18 horas o Santo Padre já estava de regresso ao Vaticano.

«Neste Ano da Fé, recordemo-nos de que a fé não é propriedade exclusiva nossa, mas deve ser partilhada. Todo o cristão é um apóstolo »

4º dia - Rijeka - Croácia




Nossa Senhora de TrsatA igreja mais famosa em Rijeka é Nossa Senhora de Trsat, um ímã de séculos para os crentes. Segundo a lenda os anjos carregando a casa em que teve lugar a Anunciação descansou em Trsat antes de depositar o edifício, na Itália. Uma capela erguida no local atraiu alguns peregrinos, mas os números foram aumentados no século 14, quando a nobreza local pediu ao papa para a doação de um ícone de "milagrosa" de Maria pensado para ter sido pintado por São Lucas. Uma igreja maior foi logo necessário, e em 1453 o príncipe Frankopan Martin construiu uma igreja, uma única nave para abrigar a pintura e um mosteiro franciscano ao lado.

Altar de Nª Srª de Trsat


Por que sou Católico?




Não tenhais medo de abrir a porta a Cristo

Parque Nacional de Plitvice

O Parque Nacional Plitvice está situado na Croácia. Trata-se de um parque nacional que se estende por 20000 hectares de bosques e de lagos, no coração dos Balcãs. Cascatas, lagos, abundante vegetação, abundância de aves e de ursos entre a sua fauna. Foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.



No terceiro dia da peregrinação diocesana  , visitam -se  os Lagos de Plitvice ,um conjunto de beleza impressionante, proporcionando um passeio inesquecível. Neste parque, pode-se passar o dia inteiro caminhando pelas variadas trilhas.

sábado, 20 de julho de 2013

Orar é...

Oração

Orar é derramar o coração diante de Deus. [Salmo 62.8]

Orar é pedir aquilo que sabemos que Deus nos quer dar. [1João 5.14]
...

Orar é submeter o ego à vontade de Deus. [Mateus 26.39,42]

Orar é aprender a desejar. [Salmo 37.4]

Orar é alinhar sentimentos e pensamentos com o coração e a mente de Deus. [Filipenses 4.6,7]

Orar é entregar para Deus. [Salmo 37.5]
 

Hospitalidade e Acolhimento


 
A Liturgia defim  de semana nos convida a refletir sobre a HOSPITALIDADE e o Acolhimento. Toda vez que nos reunimos para celebrar a Eucaristia, o Senhor nos acolhe como hóspedes em sua casa e nos oferece a "melhor parte": a sua Palavra e o Pão da vida.
Cristo continua ainda hoje batendo à nossa porta. Sua voz tem inúmeros timbres. Ação, sem escuta da Palavra de Deus, torna-se vazia... E Oração, sem ação, é estéril e alienante...
Para acolher Jesus, devemos encontrar tempo para nos sentar a seus pés, escutá-lo e escutar os outros; tempo para rezar; tempo para servir; um coração pronto e disponível.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Santuário da Virgem Negra de Bistrica



 Santuário da Virgem Maria de Bistrica situado apenas a 40 km da capital cidade croata de Zagreb na pitoresca região de Hrvatsko Zagorje.

Neste Santuário em 1998 o Papa João Paulo II beatificou o Cardeal Stepinac, que está sepultado na Catedral de Zagreb.

Zagreb - Croácia



Hoje o grupo de diocesanos visitou Zagreb. Aqui fica um apontamento virtual da mesma.

Homenagem ao Papa Francisco


 
 
Ouça a música em homenagem ao Papa Francisco, na sua visita ao Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude - Rio 2013
 
 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Peregrinação Santuários Marianos Bistrica e Trsat




 Iniciou - se , hoje a Peregrinação aos Santuários Marianos Bistrica e Trsat, na Croácia.
 Numa organização do Secretariado Diocesano Pastoral da Mobilidade Humana e Turismo, conjunta com a Verde Pino Agência de Viagens, partiu , hoje um grupo de diocesanos com destino a Zagreb.
São acompanhados por alguns sacerdotes, entre eles o nosso páraco  Fernando Farinha e pelo Monsenhor Paulo, em representação do senhor Bispo D. Antonino, que habitualmente faz o acompanhamento espiritual destas peregrinações, mas  este ano participa na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.
A todos os participantes , votos de boa viagem e comunhão espiritual.

Eu confio em Ti , Senhor





Por que te confundes e te agitas diante dos problemas da vida?
Deixe que eu cuide de todas as tuas coisas e tudo será melhor.
Quando você se entregar a mim,
tudo se resolverá com tranqüilidade segundo meus desígnios.
Não te desespere, não me dirija uma oração agitada,
como se quisesse exigir o cumprimento dos teus desejos.
Feche os olhos da alma e diga-me com calma:

Jesus, eu confio em ti.

Evite preocupações e as angústias
e os pensamentos sobre o que pode acontecer depois.
Não bagunce os meus planos, querendo impor suas idéias.
Deixa-me ser Deus e atuar com liberdade.
Se abandone confiadamente em mim.
Repouse em mim e deixe em minhas mãos o teu futuro.
Diga-me freqüentemente:

Jesus, eu confio em ti.

O que mais danos te causa são sua razões,
suas próprias idéias e você querer resolver as coisas a tua maneira.
Quando me disser:
Jesus, eu confio em ti,
não seja como o paciente que pede ao médico que o cure,
porque lhe sugere o modo de fazer.
Deixe se levar em meus braços divinos, não tenha medo,

EU TE AMO.

Se acreditar que as coisas pioram
ou se complicam apesar de tua oração, siga confiando.
Feche os olhos da alma e confia.
Continue dizendo a toda hora:

Jesus, eu confio em ti.

Necessito das mãos livres para fazer a minha obra.
Mesmo que a dor seja tão forte,
a ponto de derramar lágrimas dos seus olhos.
Estarei com você e com a sua família em todos os momentos.
Diga:

Jesus, eu confio em ti.

Confia só em mim, abandona-se em mim,
jogue todas as suas angústias e durma tranqüilo.
Diga-me sempre:

Jesus, eu confio em ti,

e verás acontecer grandes milagres.
Eu te prometo por meu amor.
Pois, sempre confiarei em você, meu filho...

terça-feira, 16 de julho de 2013

ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DIOCESANO DO M.C.C.



      O Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, encerrou domingo, dia 30 de Junho, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, o ano do Jubileu Diocesano dos Cursilhos.

Após um ano de comemorações, a Ultreia Diocesana que habitualmente se realiza, vestiu-se de festa e, num dia quente de verdadeiro verão alentejano, encheu de calor humano as quatro centenas de participantes oriundos dos vários pontos de toda a diocese e também de fora dela.
Depois das boas vindas apresentadas pela Presidente do Secretariado Diocesano, Lucília Miguéns, os trabalhos tiveram o seu início com a oração de Laudes, presidida pelo Diretor Espiritual do Movimento, Pe Adelino Cardoso, e a meditação a cargo de D. Antonino Dias, Bispo da Diocese.
Os testemunhos apresentados por D. António Marcelino (Como Nasceram os Cursos de Cristandade na Diocese”), por João Joaquim Romão (Como Perseverar no M.C.C.), por Maria da Conceição Vaz Freire (A Vida Vivida à Luz do M.C.C.), pelo Presidente do Secretariado Nacional,
Saúl Quintas, pelo Presidente do I.P.P., Dr. Joaquim Mourato e pelo Presidente do Secretariado Diocesano de Coimbra, Carlos Coimbra, assim como a presença e o testemunho de vida dado pelos 12 homenageados presentes (10 de Portalegre, 1 de Arronches e 1 de Alcaíns), para além da riqueza que lhes estava inerente, foram mais um estímulo para a caminhada do 4º dia.
A presença do Senhor Bispo da diocese, D. Antonino Dias, do Bispo emérito, D. Augusto César, de D. António Marcelino, dos sacerdotes, dos presidentes do Secretariado Nacional e diocesanos, foram um estímulo e o reconhecimento do trabalho e da importância que os Cursilhos de Cristandade têm na construção e na continuidade da Igreja.
As mensagens e as intendências recebidas de vários pontos do país e estrangeiro (Itália, Inglaterra, Colômbia, Argentina, Austrália e País de Gales), testemunham a união entre os cristãos e a universalidade da Igreja.
O ponto alto da Ultreia, a Eucaristia, foi presidida por D. Antonino e concelebrada por D. António Marcelino e pelos sacerdotes Pe Adelino Cardoso, Pe. José da Costa e Pe Luís Bairrada, da diocese de Évora.
Para a prosperidade, ficou o livro “Caminhando com Cristo II”, aqui lançado e muito bem acolhido por todos.
À alegria do reencontro e da partilha, juntou-se a animação do grupo de cantares “O Semeador”, de Portalegre, o “Grupo de Cursilhistas da Amora”, Diocese de Setúbal” e do “Orfeão de Portalegre”.
Um dia cheio de calor que encheu o coração de todos e deu ânimo para a caminhada do próximo ano pastoral com os Cursilhos de Cristandade, cujo programa ficou já apresentado.

SECRETARIADO DIOCESANO PORTALEGRE-CASTELO BRANCO

3º Encontro dos Amigos do Caminho de Santiago da Beira



 
   
CONVITE


Vai realizar-se, no próximo dia 27 de Julho, de 2013, em Arronches, o 3º Encontro dos Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, Norte Alentejano e Ribatejano.

Participa e inscreve-te, até ao dia 20-07-2013 para os seguintes contactos:

Fer.manuel@sapo.pt – 966 333 353; Emília.costa27@gmail.com -965 310 406;

juliadega@gmail.com – 925 195 501


Contamos contigo, com a tua boa disposição e alegria

 

Programa:



10:30 – Acolhimento no Salão Paroquial

Rua João da Ponte Cabreira, nº 11

11:30 – Visita ao Museu de “ A BRINCAR”

13:00 – Almoço


Momento de Convívio e Partilha ( Projecção das imagens do Caminho de Santiago, de 10 a 16 de Setembro de 2012)

 

15:30 – Visita à Igreja Matriz e bênção de Santiago

 

Regresso a casa.


 

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Comemorações dos 50 anos Movimento de Cursilhos de Cristandade



Ao terminarmos as Comemorações dos cinquenta anos do nascimento do Movimento dos Cursilhos de Cristandade na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, não podemos deixar de registar o nosso mais profundo agradecimento a todos os que contribuíram, com o seu empenho, alegria, testemunho e participação, ajudando-nos a fazer desta data uma resposta cada vez mais comprometida à certeza de que “CRISTO CONTA CONOSCO”.

A todos o nosso MUITO OBRIGADO.

Pelo Secretariado Diocesano:

P. Adelino Cardoso

Lucília Miguéns

domingo, 14 de julho de 2013

Peregrinação Anual das Paróquias

   As Paróquias de Arronches, Degolados, Esperança e Mosteiros, realizaram no passado dia 13 de Julho o seu Passeio -Peregrinação anual.
Foi considerado um dos melhores dos que já foram realizados pela Paróquia devido em grande parte a um conjunto de circunstâncias e factores, desde a beleza natural das Regiões visitadas às transformações feitas pelo Homem ao longo dos tempos.
Pouco passava das  7 horas da manhã  quando o Grupo deixou Arronches em direcção a Monsanto , tendo o tempo do percurso sido aproveitado para a recitação do Terço, para a organização dar as boas vindas aos participantes e, recordar o Sr Padre Beato, ao passar junto da sua terra natal.
O tempo era convidativo, pois as temperaturas estavam amenas.
Chegamos a Monsanto, popularmente conhecida como "a aldeia mais portuguesa de Portugal", exibindo o Galo de Prata, troféu da autoria de Abel Pereira da Silva, cuja réplica permanece até hoje no cimo da Torre do Relógio ou de Lucano.
Aldeia histórica de Portugal, Monsanto é construída em pedra granítica.
Monsanto, avista-se na encosta de uma grande elevação escarpada, designada de o Cabeço de Monsanto (Mons Sanctus). Situa-se a nordeste de Idanha-a-Nova e irrompe repentinamente do vale. No ponto mais alto o seu pico atinge os 758 metros. A presença humana neste local data desde o paleolítico. A arqueologia diz-nos que o local foi habitado pelos romanos, no sopé do monte. Também existem vestígios da passagem visigótica e árabe.

                                                                     

Após a visita dirigimo- nos para Idanha - a - Velha, onde fomos recebidos pelo Sr Padre Adelino, que gentilmente nos acompanhou e informou sobre a história.
Egitânia era o nome dado pelos suevos e visigodos a uma cidade fundada pelos romanos no actual Portugal, que corresponde à actual Idanha-a-Velha, Civitas Igaeditanorum. Sob o domínio dos Flávios recebeu o título de município. O seu nome, Egitânia, passou por várias alterações até se fixar em Idanha.
O que resta da cidade ocupa uma grande área, e escavações metódicas foram iniciadas em 1955, pelos arqueólogos portugueses Fernando de Almeida e Veiga Ferreira que escavaram, fora das muralhas, parte de um edifício que dizem poder ser um balneário romano. Do período romano foram também achados a ponte romana sobre o rio Ponsul, com cinco arcos, cujos pilares, alguns, afundaram-se e a abóboda do arco rachou; troços de calçadas romanas e as portas romanas. Os achados arqueológicos encontrados durante os trabalhos estão guardados nos museus Museu Lapidar Igeditano António Marrocos e o Museu de São Dâmaso.
Os arqueólogos já referidos encontraram extramuros uma basílica visigótica, dois ba(p)tistérios; a torre de menagem foi edificada em tempos medievais sob os restos de um templo romano.
Os baptistérios encontram - se situados no exterior da basílica, com planta cruciforme,um na entrada Norte, outro na entrada Sul, apresentando pequenos tanques adjacentes. Este, datável do Sec. VI, deve ser interpretado como o vestigio da primeira basílica paleocristã.
A Egitania consta como diocese nas actas do Concílio de Lugo (569). Esta diocese foi trasladada para a cidade da Guarda em 1199, a pedido do rei D. Sancho I, e à margem dos esforços dos reis para a repovoarem, não lhes foi possível suster a decadência.

Depois da visita à Igreja da Misericórdia, o almoço foi servido pela Comissão de festas da localidade, onde  em confraternização, degustamos um apetitoso caldo verde, e saborosos ensopado de javali e bacalhau à braz. Felicitamos um participante pelo seu aniversário.
Após o almoço, rumamos até  ao Santuário de Nossa Senhora de Almortão.
A Ermida de Nossa Senhora do Almortão situa-se nos campos de Idanha-a-Nova, tem um estilo simples e harmonioso. Em 1229 D. Sancho II, no foral dado a Idanha-a-Velha mencionava a Santcam Mariam Almortam, quando demarcava os limites da Egitania. A capela-mór e o altar são revestidos de azulejos do sec. XVIII. O alpendre é formado por três arcos de granito. Esta capela foi construída porque, como diz a lenda, um dia de madrugada uns pastores atravessavam o campo pelo sítio "Agua Murta" e notaram que havia algo de estranho por traz das murteiras grandes. Aproximaram-se e viram uma linda imagem da Virgem. Ficaram parados de joelhos a rezar, mas depois resolveram levar a imagem para a Igreja de Monsanto. Mas ela desapareceu e foi encontrada outra vez no mesmo lugar da aparição no murtão.
Foi celebrada a Eucaristia em acção de graças e intenções pessoais dos presentes, terminando com o cântico à Senhora do Almortão, acompanhado pelos adufes.
 
Era a hora do regresso a casa, agradecendo a simpatia com fomos recebidos pelo Senhor Padre Adelino, assim como, Junta de Freguesia e Câmara Municipal.


 

O amor de Deus



Nada acontece sem uma razão.
Há um padrão e um plano perfeitos orientando a unidade desta vida e você, sendo parte desta unidade, é também parte do padrão e do plano perfeitos.
Quando coisas estranhas acontecem em sua vida e você se pergunta o porquê, recolha-se e medite na maneira como tudo se encaixa, e você encontrará uma razão para tudo.
As razões podem ser inesperadas, mas aceite-as mesmo assim, aprenda com elas e não lute contra elas.
A vida deve ser vivida sem esforço.
Uma flor não precisa se esforçar para desabrochar sob os raios do sol, portanto, porque você precisaria se esforçar para se abrir sob os raios do infinito Amor de Deus?
Se você se esforçar é por sua própria vontade e nada tem a ver com o padrão e o plano que Deus traçou para você.
Simplicidade é a principal característica de Deus,
portanto faça a vida simples.
Mantenha-se em constante contato com Deus e observe-se desabrochando em Seu Amor.

sábado, 13 de julho de 2013

Quem é o seu próximo?


C1315 o proximo from Paroquia Arronches

Todos nós desejamos com segurança a Vida eterna. Mas qual é o CAMINHO para conquistá-la? As leituras bíblicas respondem: no amor a Deus e aos outros.
- Nós, quando estamos reunidos na celebração para fortalecer a nossa fé e o nosso amor, sabemos quem é o nosso próximo? Qual é o seu nome?- Reconhecemos de fato a presença de Cristo nas pessoas que encontramos ao longo dos caminhos do mundo? Ou preferimos não perder tempo e seguir o nosso caminho, deixando o nosso próximo na sarjeta do abandono?

sexta-feira, 12 de julho de 2013

INFORMAÇÃO PAROQUIAL

No próximo dia 13, sábado, não será celebrada a Eucaristia na Igreja de Nª Srª da Luz.
Nesse dia a Paróquia vai em Peregrinação a Monsanto, à gitânea ( Idanha - a - Velha) e a Nossa Senhora do Almortão.


No próximo dia 15, 2ª feira, na Igreja da Srª da Luz, às 17h 30m vamos celebrar a Festa da Beata Ana Maria Javouhey, ( viveu entre 1779 - 1851), fundadora das Irmãs de S. José de Cluny, com a Eucaristia, acção de graças pela sua sua vidae obra em todo o mundo, onde cerca de 3 mil Religiosas, se dedicam ao anúncio do Evangelho. Muitas delas em países onde a guerra e injustiças fazem sofrer os mais pobres.

Dizia a Beata Ana Maria: « Devemos estar em toda a parte onde há bem a fazer e sofrimento a aliviar.»
Estaremos unidas a todas as Irmãs que neste dia, em todo o Mundo, fazem festa e rezam em Igreja.
Todas as associadas das Irmãs, de Arronches e de Degolados,unirão também às Irmãs, para que este momento de gratidão pela vida da Beata Ana Maria Javouley.
Todas as pessoas são bem- vindas.