terça-feira, 16 de julho de 2013

ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DIOCESANO DO M.C.C.



      O Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, encerrou domingo, dia 30 de Junho, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, o ano do Jubileu Diocesano dos Cursilhos.

Após um ano de comemorações, a Ultreia Diocesana que habitualmente se realiza, vestiu-se de festa e, num dia quente de verdadeiro verão alentejano, encheu de calor humano as quatro centenas de participantes oriundos dos vários pontos de toda a diocese e também de fora dela.
Depois das boas vindas apresentadas pela Presidente do Secretariado Diocesano, Lucília Miguéns, os trabalhos tiveram o seu início com a oração de Laudes, presidida pelo Diretor Espiritual do Movimento, Pe Adelino Cardoso, e a meditação a cargo de D. Antonino Dias, Bispo da Diocese.
Os testemunhos apresentados por D. António Marcelino (Como Nasceram os Cursos de Cristandade na Diocese”), por João Joaquim Romão (Como Perseverar no M.C.C.), por Maria da Conceição Vaz Freire (A Vida Vivida à Luz do M.C.C.), pelo Presidente do Secretariado Nacional,
Saúl Quintas, pelo Presidente do I.P.P., Dr. Joaquim Mourato e pelo Presidente do Secretariado Diocesano de Coimbra, Carlos Coimbra, assim como a presença e o testemunho de vida dado pelos 12 homenageados presentes (10 de Portalegre, 1 de Arronches e 1 de Alcaíns), para além da riqueza que lhes estava inerente, foram mais um estímulo para a caminhada do 4º dia.
A presença do Senhor Bispo da diocese, D. Antonino Dias, do Bispo emérito, D. Augusto César, de D. António Marcelino, dos sacerdotes, dos presidentes do Secretariado Nacional e diocesanos, foram um estímulo e o reconhecimento do trabalho e da importância que os Cursilhos de Cristandade têm na construção e na continuidade da Igreja.
As mensagens e as intendências recebidas de vários pontos do país e estrangeiro (Itália, Inglaterra, Colômbia, Argentina, Austrália e País de Gales), testemunham a união entre os cristãos e a universalidade da Igreja.
O ponto alto da Ultreia, a Eucaristia, foi presidida por D. Antonino e concelebrada por D. António Marcelino e pelos sacerdotes Pe Adelino Cardoso, Pe. José da Costa e Pe Luís Bairrada, da diocese de Évora.
Para a prosperidade, ficou o livro “Caminhando com Cristo II”, aqui lançado e muito bem acolhido por todos.
À alegria do reencontro e da partilha, juntou-se a animação do grupo de cantares “O Semeador”, de Portalegre, o “Grupo de Cursilhistas da Amora”, Diocese de Setúbal” e do “Orfeão de Portalegre”.
Um dia cheio de calor que encheu o coração de todos e deu ânimo para a caminhada do próximo ano pastoral com os Cursilhos de Cristandade, cujo programa ficou já apresentado.

SECRETARIADO DIOCESANO PORTALEGRE-CASTELO BRANCO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado