segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Peregrinação de Advento


Advento 2013

Terceira semana do Advento, segunda-feira: Desistir

Um presente para pedir a Deus

Peço pelo dom de nunca ficar demasiadamente desencorajado pelas minhas faltas e falhas, pela graça de ser capaz de recomeçar quando tropeço ou caio.

Uma reflexão para o caminho

Tropeçar, ir ao chão, levantar-se e prosseguir pode não ser muito difícil da primeira ou da segunda vez, quando nos persuadimos de que com mais um empurrão, com mais um pouco de esforço, nunca mais voltaremos a cair. Mas cada um de nós tem tropeços - faltas e falhas - que acontecem uma e outra vez e de que parece que nunca nos vamos livrar.

É então que a tentação de desistir se faz sentir com a maior das intensidades. Se eu sei que vou cair, não importa o quanto eu lute para o evitar, porque hei de me incomodar com esse esforço? Se esta viagem para Deus parece, de onde me encontro hoje, como um labor duro e contínuo, porque não hei de escolher um caminho mais fácil. Outros parecem prosperar sem sequer se aproximarem do esforço que faço. Porque é que devo escolher ser diferente?

Uma chave para lidar com este tipo de situação é ter a confiança de que o que acontece hoje será provavelmente diferente amanhã. Com a providência de Deus, por muito que a estrada para Ele esteja aparentemente cortada, o caminho estará um pouco mais desanuviado amanhã.
...............................................
Palavras para a viagem

Deus do perdão,
apesar dos meus pecados nunca desististe de mim,
e continuas a oferecer-me a tua mão.
Concede-me que eu possa perdoar assim
e nunca deixes que os obstáculos impeçam o meu caminho para ti.

P. Paul Nicholson
In An Advent pilgrimage, KM Publishing

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado