domingo, 2 de novembro de 2014

Finados: Celebramos a vida, não a morte!


https://www.youtube.com/watch?v=pZbWBiyqUPo

O mês de Novembro é o mês da Igreja, quando somos convidados a reflectir sobre a Igreja celeste e a Igreja terrena! Vivendo bem a Igreja terrena, como os Santos viveram, alcançaremos um dia, a Igreja celeste!
O evangelho deste Domingo, dia de Finados, quando celebramos a esperança, lembrando os nossos entes queridos que se encontram na gloria do Pai, nos leva até Betânia, a uma visita à Marta e Maria que acabaram de sepultar o seu irmão Lázaro!
Certamente todos nós, já passamos por alguma experiência semelhante a de Marta e de Maria! Sabemos que não é fácil separarmos de quem amamos! Quando perdemos um ente querido, parece que o mundo desaba sobre nós, ficamos sem chão, sem rumo, às vezes até vacilamos na fé, questionando Deus, ao contrário de Marta e Maria, que em momento algum, questionaram a morte do irmão! Apesar da dor, elas se mantiveram firmes na fé, reconhecendo Jesus como o seu Deus e Senhor: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.” (palavras de Marta)
Um ponto importante que podemos tirar como aprendizado neste evangelho, é que, mesmo quando tudo nos parece perdido, como parecia para Marta e Maria, há sempre uma esperança! Por mais escura e longa que seja a noite, ela não é definitiva, depois da escuridão vem um novo dia e o sol sempre volta a brilhar!
São muitos os irmãos e irmãs que hoje choram a perda de um ente querido, e nem sempre estas pessoas encontram quem se solidarize com elas.
Visitando Marta e Maria, Jesus nos desperta para a solidariedade entre irmãos, o amparo para com os que sofrem! Não temos o poder de trazer de volta a vida terrena de quem se foi, como Jesus, mas podemos reerguer aqueles que se sentem soterrados nos túmulos escuras da vida! Não há muito que fazer, diante o sofrimento de alguém que passa por experiências dolorosas de perdas, mas a nossa simples presença, o nosso chorar junto, pode amenizar a dor de alguém!
Olhando estas duas realidades: vida e morte, relembradas no início deste mês, podemos dizer que é lembrando a Igreja celeste, que vivemos com intensidade a Igreja terrestre!
“ Eu sou a Ressurreição e a vida” Esta afirmação de Jesus, firma em nós a mais bela certeza: estar com Jesus é ressuscitar com Ele! Ressuscitar com Jesus, é nos libertar do sofrimento que nos aprisiona, que nos impede de enxergarmos a luz de um novo dia!
A ressurreição de Jesus, retirou as vendas dos nossos olhos, nos possibilitando ver e sentir as maravilhas que antes não víamos por estarmos focados nos nossos sofrimentos!
É no encontro com O Cristo Ressuscitado, que nós também, ressuscitamos, saindo do sofrimento, para vivermos as alegrias de um recomeço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado