quarta-feira, 17 de agosto de 2022

O que é o ideal?



Quem idealiza demais, perde a oportunidade de viver tudo o que está à sua volta. O que é o ideal? A palavra ideal é aquilo que existe como se fosse uma realidade iluminada que não nos pertence ainda, mas que nos motiva. O sonho muitas vezes é isso! Eu imagino que o que eu sonho possa acontecer na minha vida e vivo à sombra desta imaginação. Às vezes pedimos coisas, mas o que é que estamos a pedir? Será que aquilo que peço, realmente está de acordo com as minhas possibilidades? Particularmente, eu tenho muito medo de sonhar grande demais ao ponto de nunca alcançar o que sonho e viver frustrado por causa disso. Ou, então, sonhar pequeno demais e assim nunca chegar à realização humana que eu posso chegar. Então, o que é que vale a pena na vida? É nós descobrirmos qual é o papel que queremos desempenhar no mundo. Se formos conscientes das nossas possibilidades e limites e houver um autoconhecimento, podemos pedir o que está de acordo com as nossas possibilidades. Não adianta nada pedir por um dom que eu não tenho. Eu não posso pedir absolutamente nada a Deus que eu saiba que é contrário à minha natureza, porque Deus não vai trair a nossa natureza. Somos seres diferentes uns dos outros, dotados de particularidades. O que é que Deus faz crescer então? Aquilo que tu recebeste na particularidade. Nós somos felizes na medida em que equilibramos o ideal e a realidade. Não podemos ficar presos só no ideal nem só na realidade. É assim que nós construímos grandes histórias. Sabias que a génese das frustrações está ligada directamente à inadaptação do sonho? Podemos ter um sonho sem termos a possibilidade de o realizar. Isto é como querer ser surfista no deserto do Sahara. Às vezes, precisamos deslocar-nos para vivermos certos sonhos. Às vezes estamos no lugar errado a viver o sonho certo, outras vezes, estamos no local certo a viver o sonho errado. Nem sempre é preciso mudar os sonhos, basta mudar os momentos e os tempos de os viver. Continua a sonhar sempre porque faz parte da vida humana, mas faz de tudo para descobrir o que é que desse sonho tão grande pode ser feito para ser realizado.

RicardoEsteves.padre

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado