sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Acumuladores de mágoas



Não, não vou começar a queixar-me, até porque não aprecio nada a tendência que algumas pessoas têm para passarem o tempo em auto comiseração ou, como diz o povo, ”a lamber feridas”. Apenas tenciono refletir sobre a sombra que as mágoas representam na vida de cada um.

A Mágoa é definida como uma tristeza, um desgosto, uma amargura, ou seja, algo que nos marca como uma sombra. Creio que temos a tendência a desvalorizar e a “não ligar” e acho fazemos bem. Aquilo que me magoa, não te magoa necessariamente a ti, mas deixa marcas.

Magoa-me alguns silêncios.

Magoa-me algumas palavras que são ditas e outras que deveriam ser e não o são.

Magoa-me a indiferença, não só em relação a mim e ao que faço, mas também em relação á dor dos outros.

Sim, magoa mas não mata e não, não acho que nos torna mais fortes pois faz-nos sentir tão pequenos e infelizes- apenas aceito que faz parte.

E o que fazer quando as mágoas se acumulam de tal modo que na nossa alma fica sombria?

Essas mágoas que se vão acumulando são como sombras que nos acompanham, e por vezes ficam tão escuras e carregadas que só se resolve com alguma tempestade e chuva em forma de lágrima. Abençoadas lágrimas que libertam de uma forma pura o que nos vai na alma. É que essas sombras não nos deixam ver o azul do céu, ou as estrelas que pintam a noite, toldam-nos a mente e afetam a forma como olhamos os outros e nós mesmos. De repente, passas a olhar para a pessoa que te magoou com rancor e dás por ti a lançar faíscas e trovoada, e a fazer, ao outro, pior do que o mal que ele, supostamente, te fez.

Creio que o segredo é tentar olhar para o outro com amor e deixar que no meio das nuvens surja o arco-iris. E se mesmo assim, a tua mágoa não passar, pede ao vento que sopre as nuvens, ou então muda de vistas e vê o que de bom fazes (sim porque fazes muito) e o de que bom os outros fazem. Eu sei, eu sei, é mais fácil dizer do que fazer, mas se tentares…talvez o tempo melhore.

E tu amiga? Que mágoas sentes?


Raquel Rodrigues

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado