domingo, 13 de outubro de 2024

Numa Palavra...

 


Uma das actividades mais importantes nas nossas comunidades cristãs é a catequese.

Não se pode descorar nem fazer dela qualquer coisa. A inteligência das crianças, dos adolescentes e dos jovens" tem necessidade de aprender, mediante um sistemático ensino religioso, os dados fundamentais, o conteúdo vivo da verdade que Deus nos quis transmitir e que a Igreja procurou exprimir de maneira cada vez mais rica no decurso da sua história" (EN44).

Os primeiros catequistas são os pais. Se, por ventura, os pais têm certa dificuldade em transmitir alguns conteúdos da fé, a comunidade cristã faz surgir, dentro de si, pessoas que possa  ajudar os pais nessa missão. Estas pessoas são para ajudar, não para substituir os pais. E, se, como dizíamos, os pais possam não ter tanta apetência para transmitir certos conteúdos da fé, há umas sessões de catequese que eles não podem mesmo deixar de dar. São as lições do testemunho e o interesse pela formação cristã dos filhos.

Se isto faltar, os filhos até poderão saber conteúdos essenciais, mas será que irão pautar a sua vida por estes valores e princípios que aprenderam, mas constatam que seus pais nãos praticam?

O exemplo é determinante. A nossa gratidão a todos os catequistas- eles e elas- que colaboram para que Jesus Cristo seja cada vez mais conhecido, amado e seguido.

D. Antonino Dias, Bispo Diocesano


Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado