sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Vaticano propõe derrotar a indiferença para ganhar a paz



O tema da mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz, que se assinala a 1 de Janeiro, foi divulgado esta terça-feira pela Santa Sé.



11-08-2015 17:35 por Filipe d'Avillez

O Vaticano propõe que se ultrapasse a indiferença para que se ganhe a paz. É este o tema proposto pela Santa Sé para o dia Mundial da Paz, que se assinala a 1 de Janeiro.

A mensagem de 2016, cujo tema foi divulgado esta terça-feira, será a terceira do pontificado de Francisco.

Com este tema, Francisco dá seguimento a um dos temas em que tem insistido muitas vezes nos seus discursos e homilias. O Papa tem apelado a que se contrarie uma cultura de "indiferença" e a um compromisso com o sofrimento e as dificuldades do outro.

Na nota publicada pela Santa Sé, lê-se que "hoje, a indiferença está frequentemente ligada a várias formas de individualismo que causam isolamento, ignorância, egoísmo e, por isso, falta de interesse ou de compromisso".

A família é uma das instituições que pode ajudar a combater esta realidade, mas não só. O contributo de "educadores, professores, pessoas da cultura, dos média, intelectuais e artistas" é essencial. "A indiferença só pode ser vencida com uma resposta conjunta a este desafio."

O comunicado da Santa Sé lembra ainda que a paz é algo que requer trabalho. "Não é algo que se ganhe sem esforço, sem conversão de mente e de coração, sem um sentido de criatividade e compromisso positivo."

Por enquanto, apenas se conhece o tema do próximo Dia Mundial da Paz. Nos próximos meses deverá ser divulgada a mensagem que será pronunciada a 1 de Janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado