domingo, 8 de janeiro de 2017

Solenidade de Epifania do Senhor


Resultado de imagem para presépio de natal

A liturgia deste Domingo leva-nos à manifestação de Jesus como "a luz" que atrai a si todos os povos da terra. Essa "luz" incarnou na nossa história, a fim de iluminar os caminhos dos homens com uma proposta de salvação/libertação.
No Evangelho, vemos a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus vêm os "magos", atentos aos sinais da chegada do Messias, que o aceitam como "salvação de Deus" e o adoram. A salvação, rejeitada pelos habitantes de Jerusalém, torna-se agora uma oferta universal.
Celebramos hoje a manifestação de Jesus Cristo como Salvador Universal. Representados pelos magos do Oriente estão todos os seres humanos, na diversidade das raças e dos povos. O presépio nos ensina que Jesus não faz distinção de pessoas. Neste Ano Mariano, que nos convida a darmos maior atenção à família, celebremos a festa de hoje no desejo de que ela nos fortaleça para compreendermos que todos nós, seres humanos, somos irmãos e irmãs uns dos outros. Somos a grande família criada por Deus, redimida por Cristo e santificada pelo Espírito.
A celebração de hoje é uma celebração de acolhimento. Façamos, então, de nossos corações, nossos lares e nossas comunidades, locais de maior acolhimento, em especial das famílias. Busquemos e acolhamos as famílias em crise, as que estão sofrendo e as que estão afastadas. Desse modo, seremos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, o Filho da Virgem Maria.


Audácia missionária. Assembleias dominicais cada vez mais diminutas… Vocações sacerdotais e religiosas cada vez mais raras… Não reduzamos a Missão aos nossos problemas! A Estrela que se levanta na escuridão brilha para todos os povos da terra e convida-nos à audácia missionária. Que iniciativa poderíamos tomar – em comunidade paroquial, em comunidade religiosa, em equipa litúrgica – para nos abrirmos para além de nós mesmos?

Estamos a celebrar, desde o primeiro dia do ano, o Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, (Francisco, Jacinta e Lúcia). Assim para nos integrarmos nesta efeméride, as imagens de Nossa Senhora de Fátima, à semelhança da Sagrada Família, vão, a partir de hoje,começar a visitar as famílias e instituições que se mostraram interessadas, nas nossas paróquias.
A Imagem de Nossa Senhora de Fátima será acompanhada por um cartão com a imagem da Virgem Peregrina com oração e um terço e entregue em mão pelas pessoas responsáveis por esta actividade ( Grupo Missionário).
Vamos receber a MÃE com dignidade e devoção que nos merece: sugere -se um pequeno altar, acendendo uma vela ou lamparina, quando estamos presentes, rezar o terço e ou outras orações, homenageando-A  com uma flor(es).
Esta peregrinação pelas famílias terminará no dia 14 de Outubro de 2017, com celebração conjunta de todas as paróquias a cargo do Padre Fernando, na Igreja dedicada a Nª Srª de Fátima, em Vale de Cavalos.

       






Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado