quinta-feira, 30 de novembro de 2017

É para ti, é para mim, é para nós



A vida é a cada momento um espaço em branco. Santo Agostinho disse que ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus escreva nela. Quão ousada é esta proposta de entregarmos a nossa vida, as nossas indecisões e os nossos medos? Quão arriscada é esta proposta que Deus nos faz de entregarmos a nossa vida? Ser missionário é colocar a nossa vida à disposição de Deus. Como diz Santo Inácio de Loyola “de vós recebi; a vós, Senhor o restituo. Tudo é vosso; disponde de tudo inteiramente, segundo a vossa vontade. Dai-me o vosso amor e graça, que esta me basta”. Perdi a conta às vezes em que ouvi e senti o chamamento de felicidade de Deus e não lhe dei ouvidos. Sempre pensei que fosse para os outros, para o vizinho, para os amigos, para todos menos para mim. Sempre me pareceu algo muito complicado, muito difícil e que me ultrapassava. Até que um dia percebi que só tinha de ser a paula de sempre. Até que percebi que Deus só quer que sejamos felizes. Só temos de ser nós.

Vivemos numa sociedade em que são muitas as opiniões, muitas são as dicas e os julgamentos. E também nós muitas vezes querendo melhor para quem amamos indicamos caminhos, avisamos buracos e zangamo-nos quando não seguem o que achamos ser melhor. Esquecemo-nos que amar alguém é deixar que viva a sua vida, que caia, que se esfole, que se magoe, que sinta, que erre...que seja! Mesmo quando juramos que sabemos o melhor caminho, a melhor opção, mesmo quando. Amar alguém é deixar viver, deixar cair e deixar ser.

Assim é o amor de Deus por nós. Deus deixa-nos sempre ser, viver, cair, esfolar e caminhar por onde queiramos. Não nos cobra. Não nos ralha. Quando lhe chegamos arrependidos de joelhos esfolados Ele beija-nos a fronte, as feridas e perdoa-nos. Deus é este pai que nunca se cansa de nos amar, que nunca se cansa de esperar e, sobretudo, nunca se cansa de nos mostrar o caminho de felicidade que tem para cada um de nós. Deus nunca caminhará por nós. Deus nunca entrará senão lhe abrirmos a porta. Deus convida-nos a ser felizes. Deus convida-nos a caminhar com Ele.


Paula Ascenção       27 novembro 2017  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado