domingo, 20 de setembro de 2015

Peregrinação- Preparação do novo ano pastoral


No dia 19 de Setembro, pelas 7:00H os colaboradores das paróquias de Arronches, Alegrete, Degolados, Mosteiros e Vale de Cavalos, partiram para uma peregrinação de agradecimento e preparação do novo ano pastoral, rumo a Torres Novas.
O tempo estava agradável e o ambiente humano caloroso.
Em Torres Novas na Casa das Irmãs de S. José de Cluny, fomos recebidos pela superiora  Irmã Lucília que nos mostrou as instalações e os espaços exteriores.
Pelas 10:00h, a irmã Isabel Clode, deu -nos o seu testemunho sobre a vida consagrada e a sua vocação.
Natural da Madeira, foi a sétima filha de uma família de nove filhos. Cresceu na fé em família, pertenceu  a vários grupos católicos. Concluiu o Curso do Magistério Primário e exerceu durante 4 anos.
Foi a leitura que a despertou para a vocação com a frase" Não há maior amor que dar a vida"
Ingressou na Congregação com 22 anos, com o apoio da família. 
Com o lema "Ver, Julgar e Agir", foi missionária um pouco por toda a parte, África, América, Europa.  Permaneceu 24 anos em Paris, esteve debaixo de bombardeamentos em Moçambique, na descolonização em Angola, Maná,... 55 anos de vida consagrada  dedicada à solidariedade, aos necessitados e sofredores.













Pelas 11:00 h, foi celebrada a Eucaristia, em Acção de graças, por todos os colaboradores das paróquias e apresentados os planos de actividades das várias pastorais e grupos para o novo ano pastoral.
O Senhor Padre Fernando, agradeceu o trabalho e participação de todos e apresentou o plano para o próximo ano.
 Informou sobre o itinerário da visita da Virgem Peregrina à nossa Diocese e paróquias. Assim no dia 17 de Outubro estará em Alegrete, Vale de Cavalos e Mosteiros, vindo até Arronches onde passará a noite para no dia seguinte rumar a Portalegre, onde pelas 15:00h haverá  concentração diocesana, junto à Capela do Calvário, seguindo em Procissão até à Sé, onde decorrerão as cerimónias.
Em Dezembro terá inicio o ANO DA MISERICÓRDIA e no decorrer de 2016, teremos a visita pastoral de Dom Antonino, o nosso bispo diocesano.






 Seguiu -se o almoço no refeitório das irmãs e partimos para Coimbra, agradecendo a forma hospitaleira como fomos recebidos.
Em Coimbra visitamos o Memorial da Irmã Lucia no Carmelo onde viveu.


Com o objectivo de dar a conhecer melhor a vida da Ir. Lúcia, especialmente enquanto Carmelita e de expor alguns dos seus objectos pessoais, o Carmelo de Santa Teresa criou um espaço expositivo, situado junto ao Carmelo, onde pudemos ver:
A sua cela de Carmelita
Percurso histórico da sua vida
Trabalhos manuais feitos pela Ir. Lúcia
Fotografias da sua vida de Carmelita
Objectos usados pela Ir. Lúcia no tempo das aparições
Objectos oferecidos à Ir. Lúcia por vários Papas.
Reportagem multimédia com momentos marcantes da vida da Irmã Lúcia
lucia_museu

De novo nos fizemos à estrada, rumo a Fátima, onde após uma breve visita a Nossa Senhora, repusemos energias com  o farnel, após o que iniciamos a viagem de regresso.
Foi uma visita alegre, em fraterna comunhão, onde reinou a boa disposição e satisfação, com sentimentos de gratidão pelo dia que passámos.
Obrigada, Padre Fernando, pela sua boa vontade, empenho e carinho.
MHR

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado