quinta-feira, 15 de junho de 2017

Solenidade de Corpus Christi e Primeira Comunhão

Hoje foi dia de festa na nossa comunidade, celebramos a Solenidade  de Corpo e Sangue de Cristo e os catequisandos do 3ºano receberam pela primeira vez Jesus Eucarístico


A história de Corpus Christi remete - nos  ao século XIII. A igreja católica viu a necessidade de realçar a presença do "Cristo todo" no pão.
A Eucaristia é um dos 7 sacramentos da igreja. Foi instaurado na Última Ceia quando Jesus disse ao seus discípulos:" Este é o meu corpo (pão), isto é meu sangue (vinho), fazei isto em memória de mim."
Corpus Christi é celebrado sempre numa quinta-feira, remetendo à quinta-feira santa quando a Última Ceia foi celebrada.

Corpus Christi, em latim significa Corpo de Cristo. Trata -sede uma festa e feriado católico e baseado em tradições dessa crença. A data é comemorada sempre na quinta feira após o segundo domingo em  que é comemorado Pentecostes. Tratada como feriado nacional desde 1961, o dia é celebrado com missas festivas e as ruas, em muitos lugares, são enfeitadas por tapetes feitos de areia, flores, entre outros materiais, para a passagem da procissão que é conduzida pelo bispo ou pároco da igreja. A procissão traz no seu significado a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná no deserto. Com a instituição da Eucaristia, o povo é alimentado, simbolicamente, com o próprio Corpo de Cristo.

A primeira comunhão é um momento especial e inesquecível na vida de todas as crianças. Em Portugal, a catequese ocorre normalmente num período de três anos, no qual as crianças, com idade média de 8 a 10 anos, são preparadas para receber Jesus eucarístico, recebendo ensinamentos religiosos formais e também participando da vivência cristã da Igreja.

Os jovens aprendem os valores religiosos e quando chega ao dia da primeira comunhão, para eles, é a coroação de todo esse processo de aproximação de Deus, através do desabrochar de sua religiosidade. Assim,  esses jovens por terem perseverado até este momento, pelo encontro com Jesus, os pais e padrinhos, devem incentivá-los a permanecerem no caminho até agora trilhado, o caminho de Deus, longe das terríveis tentações que o mundo está oferecendo aos jovens de hoje.
Devem lembrar-se sempre de todos os ensinamentos que aprenderam no catecismo e levá-los para a suas vidas.
Que a alegria deste momento aqueça os seus corações e lhes traga o amor de Deus, a comunhão e a paz sejam abundantes, não apenas hoje, mas todos os dias.
























































Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado