O que há de bom na tua vida? É verdade que podes não ter tudo o que queres, e nem tudo pode acontecer tal e qual como imaginas. Mas o peso que colocas no que não tens vai-te retirando a sabedoria de olhar para o tanto que tens e muitas vezes não te apercebes.
O que há de bom na tua vida? Consegues enumerar? Ou é-te mais fácil criar uma lista de queixas e desculpas? É verdade que a vida pode ser dura, com perdas, tristezas e revoltas. Mas já paraste para contemplar o nascer do sol? Já te deixaste relaxar ao som do vento de um final de tarde? Já te permitiste encontrar contigo no silêncio da noite? Já tomaste atenção ao som das gargalhadas que dás com os teus mais que tudo?
São vários os momentos em que podes dar graças e bendizer a tua vida. Sim, podes dizer bem de ti e da tua vida. Olhando, de forma atenta, para aquilo que te faz feliz. Olhando, esperançosamente, para aqueles que relembram amar-te só porque sim. Só porque te querem bem. Só porque querem estar contigo. Só porque desejam partilhar contigo momentos das suas vidas.
Não quero com isto dizer que deves ignorar as tuas dores, as tuas inquietações ou dúvidas, mas antes dizer-te que tudo o que sentes e procuras se torna mais fácil de resolver e enfrentar quando olhamos a vida como um conjunto de jornadas e renovações.
O caminho que percorremos não está pré-definido e pode não se traçar do jeito que imaginas. Seja esse pacífico ou sinuoso. Aprende a olhar o que tens, valorizando o bom e aprendendo com o menos bom. No final, será tudo ainda maior e mais saboroso do que alguma vez poderias imaginar.
Agora, depois de tudo o que já te contei, consegues-me dizer o que há de bom na tua vida?
Emanuel António Dias
Sem comentários:
Enviar um comentário
Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado