segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Os 3 elementos de um sermão capaz de converter


Os 3 elementos de um sermão capaz de converter

Olhos, espelho e luz. E quem nos explica é o Pe. Vieira, diretamente do ano de 1655!








Fazer pouco fruto a palavra de Deus no mundo, pode proceder de um de três princípios:

ou da parte do pregador,

ou da parte do ouvinte,

ou da parte de Deus.

Para uma alma se converter por meio de um sermão, há-de haver três concursos: há-de concorrer o pregador com a doutrina, persuadindo; há-de concorrer o ouvinte com o entendimento, percebendo; há-de concorrer Deus com a graça, alumiando.

Para um homem se ver a si mesmo, são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos, e é de noite, não se pode ver por falta de luz.

Logo, há mister luz, há mister espelho e há mister olhos.

Que coisa é a conversão de uma alma, senão entrar um homem dentro em si e ver-se a si mesmo? Para esta vista são necessários olhos, e necessária luz e é necessário espelho.

O pregador concorre com o espelho, que é a doutrina; Deus concorre com a luz, que é a graça; o homem concorre com os olhos, que é o conhecimento.

Ora suposto que a conversão das almas por meio da pregação depende destes três concursos: de Deus, do pregador e do ouvinte, por qual deles devemos entender que falta? Por parte do ouvinte, ou por parte do pregador, ou por parte de Deus?

Pe. Antonio Vieira, Sermão da Sexagésima, 1655

publicado em Aleteia Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado