Porque inesperada, correu célere a triste notícia da morte do Senhor Dom António Francisco dos Santos, Bispo do Porto. Os olhos humedeceram com os gemidos e o sangue da alma! Deixamos nós de ter um grande amigo, amigo sincero e dedicado. A Igreja, porém, vê partir um Homem Bom, um bom Pastor, sempre atento e humilde, sempre acolhedor e ocupado com a melhor maneira de bem servir a Cristo e a Sua Igreja. Gerador de rápida empatia através d...o seu natural acolhimento e agradável diálogo, sempre deixava a marca feliz da sua alegria e serenidade, da sua competência e bondade, da sua proximidade e atenção a todas as causas e a todas as pessoas.
Conhecia-o desde os tempos em que, ambos Superiores de Seminários Diocesanos, nos íamos cruzando em encontros nacionais ou jornadas de formação. Convivi com ele enquanto, depois, fomos, simultaneamente, Bispos Auxiliares na Arquidiocese de Braga. Aí vivemos momentos felizes de serviço constante em comunhão com o Senhor Arcebispo. Aí partilhávamos preocupações pastorais e metodologias de ação. Aí nos alegrámos quando foi nomeado Bispo da Diocese de Aveiro e, mais tarde, com a sua nomeação para a grande Diocese do Porto que agora servia e amava, com tanta alegria e esperança.
Responsável por áreas complexas e delicadas da pastoral a nível nacional e da Conferência Episcopal, estudava e conhecia os dossiers, esclarecendo a todos com inteligência, agindo com a sabedoria e a prudência que as mesmas impunham.
Foi para mim uma lição de vida o carinho que, apesar dos constantes trabalhos pastorais, sempre dedicava a sua mãe, tantos anos acamada, imóvel, totalmente dependente. Apreciei a sua reconfortante presença na morte de meus pais. Sinto a sua partida como se de pessoa de família se tratasse. Consola-me, porém, aquela certeza que a fé nos dá: “As almas dos justos estão na mão de Deus e nenhum tormento os atingirá … eles estão em paz” (Sab 3, 1-4).
Obrigado, Senhor Dom António, e até um dia!
Por favor, interceda por nós junto do Senhor.
D. Antonino Dias
Bispo de Portalegre-C. Branco
09-11-2017
Sem comentários:
Enviar um comentário
Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado