terça-feira, 2 de junho de 2015

32ª Peregrinação Diocesana a Fátima

Fazei tudo o que ele vos disser:
Sede Sal da Terra e Luz do Mundo!

Foi pelas 6:30h do dia 31, que se anunciava quente, que os diocesanos deram inicio à peregrinação a Fátima.
O programa para jovens proposto pelo secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional mobilizou cinquenta jovens a caminhar durante toda a noite e cinquenta quilómetros até ao Santuário.

Em Fátima, com todos os arciprestados presentes, e sob a presidência do nosso Bispo, Sr. D. Antonino, rezámos o terço na capelinha, celebrámos a Eucaristia no altar (provisório) do recinto. Depois do almoço, e algum tempo livre  reunimo-nos no Centro Pastoral Paulo VI.
Os jovens que caminharam durante a noite, liderados pelo director prof. Ricardo Farinha e o Assistente P.e Rui Rodrigues, animaram a assembleia enquanto todos encontravam lugar para se acomodarem.
O Orfeão de Castelo Branco abriu a Sessão com um brilhante concerto de Espirituais Negros que, com pequenas explicações, que ajudaram a ultrapassar a barreira linguística, levaram os quaise 2000 peregrinos a momentos de genuína alegria Cristã animada com as mensagens de Fé e esperança que os diversos temas transmitiam.
A transição entre os diversos momentos foi garantida pelo Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral que apresentou a sessão e os diversos intervenientes, a Irmã Franciscana Missionário Paula André, da Comunidade de Oleiros, falou da Vida Consagrada, cujo ano vivemos, o P.e José António que apresentou uma pequeno filme sobre uma iniciativa pastoral da Paróquia de S. Miguel da Sé, em Castelo Branco, de valorização dos Tempos Fortes e o Cón. Bonifácio, Coordenador do Sínodo Diocesano que apresentou o andamento dos trabalhos, nesta fase decisiva mas menos visível da redacção dos documentos finais.
Numas das suas intervenções apresentou o grande momento da vida Diocesana do próximo ano Pastoral 2015-2016, a Assembleia Diocesana a 18 de Outubro, no Seminário de Portalegre, motivada pela presença da Imagem Peregrina da Virgem de Fátima.
A fechar a sessão, o Sr. D. Antonino, presidiu a um momento de oração, em que a assembleia foi ajudada nos cânticos pelos seminaristas maiores, que culminou com a consagração da Diocese a nossa Senhora de Fátima num momento de silêncio e comovente devoção em que todos os peregrinos se associaram de coração às palavras proferidas pelo seu Bispo.
Na reflexão motivada pela breve leitura, o prelado da Diocese, apelou a levarmos o lema da XXXII peregrinação para as nossas vidas: Ouvindo de Maria o apelo “fazei tudo o que Ele vos disser” e a, motivados por Ela, sermos “Sal da Terra e Luz do Mundo”.
No final da tarde, regressamos a casa, reconfortados por este dia.

                                                                       





























Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado