domingo, 7 de junho de 2015

Solenidade de Corpo e Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo







Mais uma vez acabamos de celebrar a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo com a procissão pelas ruas da vila, acompanhada pela Banda de Alegrete.

Saindo da Igreja Matriz, a procissão do Corpo de Deus consagrou pelo seu percurso, ruas do centro histórico

A Eucaristia, fonte e manifestação da unidade eclesial, é também fonte de unidade e comunhão fraterna e até de partilha de bens. Encarnar o projecto eucarístico na vida quotidiana e na vida profissional e social é testemunhar que a realidade humana não se justifica sem a referência ao Criador. Sem prejudicar de modo algum a legítima autonomia das realidades terrestres, o culto eucarístico e a sua manifestação pública em procissão não atenta contra a liberdade de ninguém nem com outras formas de religiosidade ou de credo.


O diálogo que a Eucaristia tem capacidade de fomentar e alimentar "é também projecto de solidariedade em prol da humanidade inteira" (Id. nº. 27). Em vez de separar ou isolar, a Eucaristia apela para o diálogo, e para a convergência da universalidade. Promove a comunhão, a unidade, a solidariedade, a paz, e faz assumir o compromisso na edificação de uma sociedade mais justa, mais tolerante, mais leal, mais compreensiva, menos crítica, menos corrosiva, mais esperançosa, mais desenvolvida, mais... de todos, mais saudável, mais digna, mais acolhedora, mais habitável.

Como dizia o Papa João Paulo II, "a devota participação dos fiéis na procissão eucarística da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é uma graça do Senhor que anualmente enche de alegria quantos nela participam" (Ec. de Euc. nº.18 ).

Neste ano, os elementos do Rancho da nossa região foram chamados a dar testemunho do seu espírito de serviço na Solene Procissão do Corpo de Deus onde a participação da comunidade cristã fez a demonstração da sua fé.


Foi uma oportunidade especial para avivar a nossa fé no amor de Deus. É Jesus em pessoa, que não fica restrito as paredes de uma igreja, mas que passa no meio do povo, e santifica nossas ruas com a sua presença.
































Adicionar legenda













Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado