sábado, 22 de abril de 2023

Chamados à santidade

 




No modo peculiar de os cristãos verem o mundo, todos os seres são o que são porque chamados por Deus à existência – há, portanto, uma vocação, um chamamento (é este o significado de vocação) primordial de todo o cosmos e dos seres que o compõem a existir como criaturas de Deus.
         À vocação a existir acresce, para os humanos, a vocação a ser em relação, com Deus, os outros humanos e as demais criaturas. Esta relação assume formas muito diversas, mas no caso dos cristãos sintetiza-se numa outra vocação: a vocação à santidade, comum a todos os que, pelo batismo, se tornam filhos de Deus e irmãos de Cristo. A santidade, porém, não é um viver alheado do mundo e dos outros, pelo contrário, só é real se acontece na imersão plena no mundo e no compromisso total com os outros.
          No próximo Domingo assinala-se o primeiro dia da Semana de Oração pelas Vocações. Individualmente e como comunidade, somos chamados a pedir ao Pai a graça de vivermos a vocação à santidade nas circunstâncias que compõem a nossa vida: no sacerdócio, na vida religiosa, na vida familiar ou em qualquer outra condição. Que sejamos capazes de viver com alegria o plano de Deus para cada um de nós.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado