quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Ajuda-me a perdoar, ajuda-me a libertar-me

 





Querida amiga, quantas vezes somos absorvidos por sentimentos de mágoa que nos impedem de olhar para o outro com amor.

Quantas vezes, damos por nós a ver o mal em tudo e todos e por consequente, a desejar algum (pouquinho) mal a tudo e a todos.

É inevitável que colecionarmos mal entendidos mas também é inevitável que algumas coisas não sejam: são manifestamente de propósito! Prejudicam-nos, magoam-nos, ferem-nos, atraiçoam-nos e pela calada nos dão palmadinhas nas costas quando, na verdade, nos querem é ver pelas costas.

Como perdoar a quem nos faz mal? Como perdoar a quem nos faz sentir mal?

Quando rezamos o Pai Nosso, recorda muitas vezes a minha a mãe, dizemos: ”perdoai os nossos pecados, assim como perdoamos a quem nos tem ofendido” e se não consigo perdoar? O que fazer?

Reconcilia-te:

Dá um passo no sentido de abordar esse assunto. Se não conseguires com a pessoa que te prejudicou (porque às vezes é difícil) partilha essa mágoa com alguém da tua confiança. Quem sabe ela não verá as coisas por outro prisma e te faça amainar a dor.

Reúne factos, sentimentos e mistura-os com amor e caridade e se mesmo assim não funcionar, aceita que nem sempre conseguimos sarar as feridas todas de uma vez.

Liberta-te:

O sacramento da reconciliação é muitas vezes menosprezado, considerado desnecessário, em desuso como se de uma submissão se tratasse. Confesso que em alguns casos é um momento constrangedor porque não se cria empatia necessária para uma conversa reparadora. Não tecerei comentários sobre o protocolo do sacramento da reconciliação, mas sei, por experiência, que pode ser transformador. Não se trata de uma conversa apenas- é um sacramento, um dom que nos é dado por Deus, e como tal acredito que ultrapassa o que os olhos possam ver. Quando há um propósito, um sentimento e vontade de partilhar, com humildade, o que te pesa, incomoda e te impede de olhar para os outros com amor, e se encontrares no outro um representante divino, na doçura e na compreensão, não é só um peso que se liberta, é a ALMA.

E porque sinto que muitas vezes me sinto pesada e presa dou por mim a pedir a Deus: “por favor ajuda-me a perdoar, liberta-me!”.

E tu amiga tens conseguido perdoar? Tens conseguido libertar-te?


Raquel Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado