segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Cristão: o obcecado em aliviar!



“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Mateus 11,28-30

Esta passagem, entre muitas outras, deveria estar sempre muito presente nos nossos pensamentos e ações. Somos cristãos, e quero muito acreditar nisto, porque confirmamos a nossa fé, apesar de todas as dúvidas e inquietações, em Jesus Cristo. Não o somos porque um dia nos batizaram. Não o somos porque percorremos todo o caminho catequético. Não o somos porque não temos nenhuma falta de comparência à Eucaristia. Somos (ou pelo menos deveríamos ser), porque um dia encontramos em Jesus de Nazaré um sentido para a nossa vida. Somos, porque um dia encontramos em Jesus de Nazaré a única possibilidade de encontrar alívio no Seu humilde coração. Somos, porque um dia quisemos encarnar o sonho de Jesus: viver em Igreja para que muitos possam experienciar, aqui e agora, o Seu Reino.

Voltando ao versículo de Mateus e olhando verdadeiramente para o mundo, conseguimos perceber o quanto andamos cansados. Estamos cansados das injustiças sociais. Estamos cansados das guerras e jogos de poder. Estamos cansados por causa da falta de oportunidades que são dadas aos jovens. Estamos cansados pela pressão social de termos de ser e fazer tudo. Estamos cansados por ver tantos e tantas a passarem por dificuldades financeiras. Estamos cansados por não conseguirmos lidar com a dor, a angústia e o sofrimento, tanto o nosso como o dos que mais amamos. Todos, de uma forma ou de outra, vivemos cansados e oprimidos. Como pode, nos dias de hoje, este Jesus de Nazaré aliviar este cansaço e opressão? Onde O encontraremos?

Seria, sem sombra de dúvidas, muito mais fácil que Ele caminhasse fisicamente connosco como fez há 2000 anos, mas na impossibilidade de podermos experienciar tão grande riqueza, que alternativas restam para sentirmos o Seu jugo suave? Como podemos encontrar o descanso que nos promete? Como podemos fazer descansar os outros a partir deste Nazareno em quem depositamos a nossa fé?

Uma vez mais penso que a resposta pode ser encontrada no Seu Evangelho: “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes-me ver.” (c.f. Mateus 25:35,36). E atrever-me-ia a dizer que muitos de nós, na sua sensibilidade e com a sua história pessoal, conseguiriam completar ainda mais esta lista de serviço e de elaboração do sonho de Jesus.

A riqueza da nossa fé reside precisamente nisto: em podermos ser rosto vivo de Jesus! Somos convidados, através da nossa tremenda fragilidade, a arregaçar as mangas e a dar forma, cor e brilho ao Reino de Deus. É através do serviço que voltaremos a experienciar o Seu alívio. É através do serviço que muitos poderão vir a conhecer o Seu Evangelho. É através do serviço que muitos encontrarão o rosto de Jesus.

Jesus sempre foi outros. Sempre se aproximou de outros. Sempre se revestiu de outros. E sempre serviu outros. Por isso, agora, é a nossa vez de deixarmo-nos ser outros. Sem medo de falharmos. Sem medo de não conseguirmos ter resposta para todas as dores. Sem medo de que as nossas melhores palavras sejam o silêncio.

Este sonho de Jesus faz-se comigo, contigo e com tantos e tantas. Este sonho concretiza-se através de outros. Estaremos verdadeiramente empenhados em aliviar fardos? Ou estaremos ainda preocupados em fazer cumprir leis e preceitos que colocam ainda mais peso na vida de tantos e tantas? Estaremos efetivamente dedicados a oferecer um jugo suave? Ou estaremos demasiado ocupados em medir falhas e vidas?

Acredito, verdadeiramente, que testemunhamos a nossa fé em Jesus Cristo quando, através do serviço do amor, conseguimos colocar no centro quem se encontra cansado e oprimido. Acredito que ser-se cristão é viver obcecado em aliviar fardos e em produzir jugos suaves!

Por isso, hoje, antes de iniciares o teu dia, pergunta-te: como posso ser servidor do amor? O que tenho feito para que muitos conhecem este sonho de Jesus? O que posso fazer para que muitos se sintam aliviados?

: Emanuel António Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado