sábado, 23 de setembro de 2023

PORQUÊ A MISSA?

 

PORQUÊ A MISSA?


«Não há Domingo sem missa!», dizia o povo, antigamente. E, de facto, é muito vulgar ouvir dizer que os cristãos, ou melhor, os Católicos são os que vão à Missa ao Domingo. E também se diz que «os que vão são praticantes». Porque há quem diga: sou católico, mas não pratico!

Em qualquer Catecismo se lê que o terceiro Mandamento da Lei de Deus é: Santificar os Domingos e as Festas de Guarda. Vamos já ver donde é que tudo isto vem e que significado tem tal «obrigação»: como, quando e porquê se celebra (e se vive) essa santificação do Domingo.

Antes, porém, é bom lembrar e reparar em duas coisas. A palavra «Domingo» quer dizer «dia do Senhor»: «senhor», em latim, diz-se «Dominus». Ora, para os cristãos, o seu Senhor (Deus) é Jesus Cristo que, como nos diz o Evangelho, «ressuscitou no dia seguinte ao Sábado, o primeiro dia da semana», que, por isso, se tornou dia de festa, de memória e agradecimento.

Mas, para os judeus, seguindo o Antigo Testamento e as leis deixadas por Moisés, celebra-se o dia de Sábado: o «sabbat», que, em hebraico, quer dizer o «descanso», dia consagrado ao seu Deus, a Javé. Assim, no Livro do Êxodo (cap. 20, 8-10), o terceiro mandato de Moisés diz o seguinte: «Lembra-te do dia de sabbat para o santificar. Durante seis dias trabalharás e farás o que tens a fazer, mas o sétimo dia é de descanso para o Senhor, teu Deus, nele não farás qualquer trabalho».

Os judeus festejam o último dia (da semana), o descanso com Deus depois dos trabalhos. Os cristãos celebram o primeiro dia (da semana), da vida nova com Jesus que os manda viver na alegria e na comunhão.


A plenitude no Novo Testamento

O Evangelho não deitou fora a Lei, mas Jesus ensinou a cumpri-la com amor, ao serviço da pessoa e dos mais necessitados. Além disso, revelou qual é a verdadeira plenitude de vida em Paz: o pleno descanso, o «sete», o fim dos tempos está na comunhão com Cristo Ressuscitado. Jesus veio chamar-nos, a todos, a viver e a celebrar a Páscoa. Não só com toda a solenidade uma vez por ano, mas cada Domingo. No primeiro dia da semana, Jesus, terminados os seus «trabalhos», entrou no «descanso eterno» do abraço do Pai. Ressuscitou e convida-nos a morrer para o que é mundano e a tomar parte no seu descanso, na comunhão com Ele.

Porquê a Missa?

A Eucaristia é participar na Ressurreição

O que descansa o cristão é experimentar que é amado por Deus. É ouvir e entender a sua palavra salvadora, fazer parte, como membro vivo, da família de Cristo: a Igreja, seu corpo; e receber o alimento da fé, da esperança e do amor, comungando o pão da vida. E ainda receber a missão de ir testemunhar o Caminho, a Verdade e a Vida ressuscitada.

Tudo isto é ir à Missa: buscar e receber o alimento para a Missão; alimentar o ser cristão.

A graça e o direito ao descanso com Deus

Concluindo: cumprir ou praticar o Terceiro Mandamento é valorizar e aproveitar os meios espirituais comunitários que Cristo, através da Igreja, oferece para crescer e participar com Ele na Vida Eterna: «Santificar o dia do Senhor e todos os dias em que celebramos os Passos da sua entrega de amor»; «fazei isto em memória de mim!».



Vasco Pinto de Magalhães, sj (In Mensageiro do Coração de Jesus – adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado