3 de fevereiro de 2024
COMUNICADO
Em 3 de fevereiro de 2024 teve lugar a reunião do Conselho Diocesano da Pastoral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.
Refletiu como dar andamento aos trabalhos sobre “Uma Igreja Sinodal e Missão”, baseando-se, sobretudo, nos números 8 a 12, 16 e 18 do Relatório Síntese da Primeira Sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que decorreu em Roma de 4 a 29 de outubro de 2023.
Esta reflexão realizou-se por grupos de trabalho, terminando com um plenário onde se partilhou o que foi refletido e se reafirmou a necessidade de continuar a reflexão, envolvendo o mais possível grupos e comunidades.
Em seguida, fez-se o ponto da situação sobre a preparação para o V Congresso Eucarístico Nacional, que decorrerá de 31 de maio a 2 de junho, em Braga, o material de apoio que já está disponível, a possibilidade de já se puderem fazer as inscrições e sobre a importância desta oportunidade para se revitalizarem as Irmandades/Confrarias do Santíssimo Sacramento e centralizar as comunidades na Eucaristia.
Tornou-se presente que a Diocese tem 182 Ministros Extraordinários da Celebração Dominical na ausência do presbítero, 346 Ministros Extraordinários da Comunhão e 35 Ministros Extraordinários da Celebração Dominical e Exéquias na ausência de Presbítero, constatando-se que algumas zonas da Diocese estão menos orientadas nesse sentido.
Sobre a necessidade de programar a preparação dos candidatos ao Diaconado Permanente, foi dito que apenas há duas inscrições formalizadas, mas que há a possibilidade de outras destas vocações em vista, não havendo, de imediato, formação em curso. Continuamos com 13 Diáconos Permanentes na Diocese, alguns com perto de 30 anos de dedicado exercício. Eles mesmos reclamam mais algum acompanhamento e melhor integração do seu ministério na pastoral paroquial, pois as comunidades os acolhem e aceitam bem.
Abordou-se o conteúdo do documento ‘Fiducia Supplicans’, partilhando que as bênçãos em causa são expressão de proximidade pastoral que não aprovam nem justificam a situação em que se encontram as pessoas, mas pode conduzi-las a caminhos de maior fidelidade ao Senhor.
Alguns Secretariados Diocesanos partilharam as suas iniciativas, sobretudo no âmbito da pastoral da família, da juventude e vocações, da Peregrinação Diocesana a Fátima, da pastoral em geral, trocando também algumas impressões sobre o Relatório da Diocese em ordem à Visita ‘Ad Limina’, em maio.
Dado que a data habitual para a próxima reunião ordinária deste Conselho, primeiro sábado de junho, coincide com o V Congresso Eucarístico Nacional, essa marcou-se para o dia 8 de junho.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado