terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O que significa ser hoje discípulo do Cordeiro de Deus?





Na oração do Angelus a que presidiu este domingo no Vaticano, o papa Francisco falou sobre o Evangelho proclamado nas missas, centrado na figura de Cristo como Cordeiro de Deus.

«O que significa para a Igreja, para nós, hoje, ser discípulos de Jesus Cordeiro de Deus?», questionou. Excertos das palavras de Francisco.

«Não há outra maneira de vencer o mal e o pecado senão com o amor que impele ao dom da própria vida pelos outros.»

«No Novo Testamento, o termo "cordeiro" aparece várias vezes, e sempre referindo-se a Jesus. Esta imagem do cordeiro poderá surpreender; com efeito, um animal que não se caracteriza decerto pela força e robustez, carrega sobre as suas próprias costas um peso deveras opressivo.»

«A massa enorme do mal é tirada e levada através de uma criatura débil e frágil, símbolo de obediência, docilidade e amor indefeso, que chega até ao sacrifício de si.»

«O cordeiro não é um dominador, mas é dócil; não é agressivo, mas pacífico; não mostra as garras ou os dentes perante um ataque, mas suporta e é submisso. E assim é Jesus. Assim é Jesus, como um cordeiro.»

«Nós, cristãos, devemos fazer isto: colocar no lugar da malícia, a inocência; no lugar da força, o amor; no lugar da soberba, a humildade; no lugar do prestígio, o serviço.»

«Ser discípulos do Cordeiro significa não viver como uma "fortaleza assediada", mas como uma cidade colocada sobre o monte, aberta, acolhedora, solidária.»

«Quer dizer não assumir atitudes de fechamento, mas propor o Evangelho a todos, testemunhando com a nossa vida que seguir Jesus torna-nos mais livres e mais alegres.»

© SNPC | 19.01.14

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado