quarta-feira, 30 de março de 2016

Onde está a razão da tua alegria?

Todos procuram a alegria, todos desejam a felicidade! É verdade que existem pessoas tristes. O mundo de hoje procura a alegria onde ela não está. O rosto é o espelho do nosso interior e a alegria é a resposta de um coração em paz.

Onde está a fonte da verdadeira alegria?

Está no amor fraterno, está no dar, está na amizade, está na relação sã com os outros, está na família, está na verdadeira confiança em Deus. Quem não tem alegria morre cedo.

A alegria é uma característica do cristão. Talvez ande um pouco adormecida.

A primeira razão da alegria do crente nasce na fé. Saber que somos obra de Deus e os primeiros destinatários das suas graças e dons, deveria ser suficiente para sermos felizes. A essência da alegria cristã tem fundamentalmente a ver com a sua origem: o amor de Deus. A alegria cristã é interior, nasce do nosso encontro com Deus. Esta alegria ninguém nos pode tirar, porque se fundamenta no ser e não no ter.

Alegrarmo-nos não é difícil, mas estar sempre com alegria parece impossível. Quando alguém muito querido e próximo nos deixa, quando alguém fica doente, quando alguém tem fome, quando existem problemas familiares… Como é possível ter alegria? Quem verdadeiramente confia em Deus enraíza -se no Senhor e resiste a toda a prova. O discípulo de Cristo sabe que a sua vida passa pela Páscoa do Senhor. A fé não livra das dificuldades e sofrimentos, mas leva-nos a suportá-la positivamente.

A fé dos cristãos nasce na paixão e ressurreição de Jesus Cristo. A alegria pelo nascimento de Cristo é grande, mas é ainda maior pela ressurreição. Com a ressurreição inaugura-se um novo tempo para a humanidade marcado pela alegria e pela esperança. Jesus Cristo Crucificado e Ressuscitado é a nova esperança da humanidade …“O cristianismo não é a religião da cruz, mas do crucificado que ressuscitou. Não foi o cristianismo que inventou o sofrimento, mas sim a coragem e a alegria de levar a cruz todos os dias seguindo Jesus até à vitória sobre a morte”…

A Páscoa é a maior festa do cristão, é o “dia que o Senhor fez”. É o anúncio da ressurreição que celebra a vitória da vida sobre a morte.

A fé dá-nos a esperança que o melhor está para vir…

Hélio Domingues   em  iMissio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado