domingo, 2 de junho de 2024

Braga: Missa com milhares de peregrinos no Sameiro encerra V Congresso Eucarístico Nacional

Celebração vai ser presidida pelo cardeal Tolentino Mendonça, como enviado especial do Papa




Braga, 02 jun 2024 (Ecclesia) – O cardeal português D. José Tolentino Mendonça preside hoje à Missa conclusiva do V Congresso Eucarístico Nacional (CEN), como enviado especial do Papa, no Santuário do Sameiro.

A Peregrinação Arquidiocesana ao Sameiro, que começou às 07h00, junto à Sé de Braga, é também o evento de encerramento do V CEN, com a celebração da Eucaristia no final da procissão.

Milhares de peregrinos fizeram o percurso a pé, ao longo de cerca de três horas.

A celebração acontece após dois dias de trabalhos do CEN, que decorreram no Fórum Braga, com cerca de 1400 participantes, de todas as dioceses portuguesas.

A Missa é concelebrada por D. José Cordeiro, arcebispo de Braga; D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa; D. Ivo Scapolo, núncio apostólico em Portugal; e o cardeal D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima.

A celebração foi organizada conjuntamente pela Confraria de Nossa Senhora do Sameiro e pela Comissão Local do Congresso Eucarístico; o mobiliário litúrgico é o mesmo que foi usado na Missa de Envio dos jovens da Arquidiocese de Braga e dos que fizeram os ‘Dias na Diocese’, em Braga, para a JMJ Lisboa 2023.

Depois da Comunhão, será exposto o Santíssimo Sacramento e será dada a bênção aos doentes.

No final da Eucaristia, simbolicamente, vão ser plantadas quatro árvores pelos bispos metropolitas de Portugal (Braga, Évora e Lisboa) e pelo delegado pontifício, como “sinal de articulação entre a celebração da Eucaristia e a consciência ecológica integral”, adianta a organização.




























O Papa enviou uma mensagem para o V CEN, desejando que seja um “passo em frente na vida da Igreja”.

“Quero cumprimentá-los e animá-los a unir forças, para que este Congresso Eucarístico seja uma continuidade da vida da Igreja e, ao mesmo tempo, um passo em frente na vida da Igreja, de todo Portugal, de cada diocese, de cada paróquia, de cada comunidade”, refere Francisco, num vídeo divulgado pela Conferência Episcopal Portuguesa.

O V CEN, que se iniciou esta sexta-feira, acontece na arquidiocese minhota, 100 anos depois da sua primeira edição, com o tema ‘Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. «Reconheceram-n’O ao partir o Pão»’.

OC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado