quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

«Pescar…»

 



“Deixar tudo!”
Que expressão tao forte!
Implica coragem, firmeza, decisão sem retorno.
Um Baptizado, que abraça a Fé, deixa tudo com naturalidade.
Só não abandona a rede! Agarra-a com toda a força e vai mais além…
Será Pescador de Homens todo aquele que também for pescado!


Só podemos ser e dar aquilo que somos e temos.
Não basta que ouçam as palavras da nossa boca.
É urgente tomar o barco da Igreja, içar velas e partir…
A viagem pode ser curta… até ao vizinho do outro lado da rua, que vive só e triste.
Mas, também pode ser longa… até ao continente vizinho onde a natureza devasta a humanidade!
Urgente é ser luz no mundo, porque onde há Amor nascem gestos!



 A liturgia do 5º Domingo do Tempo Comum, do Ano C, envia-nos!
Como o Profeta Isaías que tenhamos a coragem de pedir:
«Eis-me aqui: podeis enviar-me».
Como S. Paulo que tenhamos na mente que só transmitimos o que recebemos:
«Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras;
foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia…
»

E com esta Fé forte e firme no Mestre Jesus, saibamos fazer como Simão:
«Tendo conduzido os barcos para terra, eles deixaram tudo e seguiram Jesus.»

A Oração é a rede que nos apanha e nos congrega nesta Igreja que é de Cristo.
O pecado será sempre limpo, se caminharmos na presença dos Anjos… e a pesca será milagrosa!
Durante esta semana rezemos por todos os Baptizados que se esqueceram que devemos caminhar juntos,
sinodalmente…



«Faz-te ao largo e lançai as redes para a pesca».

Vai! Procura, que irás encontrar…

Mas, Senhor a nossa incerteza, a nossa fraqueza humana,
todas as nossas dúvidas e os passos mal andados,
fazem-nos temer e parar…

«Daqui em diante serás pescador de homens»

Porquê a mim, Senhor?

Fraco, incerto e até com umas ideias tresloucadas…

Sim! Eu…

…que ponho os pés pelas mãos…

…que não me sinto um grande exemplo para o meu próximo…

…que sou um pecador!

“Não temas!”

Sim, Senhor, eu sei que estás sempre comigo.

Eu sei que nos momentos mais difíceis estás sempre lá para me ajudares a continuar o caminho,
assim como o cireneu o fez no caminho para o calvário.

Sim, Senhor, és Tu quem me dá o alento,
quem me dá alegria e me incentiva nesta caminhada.

Sei Senhor, que sem Ti serei um ser inanimado e contigo sou a vida
pois, Tu me enches do Teu Espírito, do Teu Amor!


José Emanuel Milhazes Penteeiros no GEJ


Liliana Dinis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado