sexta-feira, 7 de julho de 2023

Mcc - Diocese de Portalegre-Castelo Branco



Cursilhistas da diocese de Portalegre-Castelo Branco comemoram o 60º aniversário
No dia 25 de junho, em Alpalhão, os cursilhistas de toda a diocese reuniram-se em Ultreia de encerramento das atividades diocesanas do Movimento Cursilhista de Cristandade, comemorando o 60º aniversário do Movimento, na diocese.
Os cerca de duzentos cursilhistas participaram nas atividades programadas, num ambiente muito agradável e cheio de alegria, como é próprio destes encontros, apesar do calor que se fazia sentir!
Depois de o diretor Espiritual, Padre Adelino Cardoso, ter dado início à Ultreia com a oração, a presidente do secretariado, Lucília Miguens, apresentou as boas-vindas e deu graças por este encontro, referindo: “temos motivos abundantes para dar graças. Estamos a comemorar os 60 anos do M.C.C. na nossa Diocese. Por isso, desejamos que esta tarde, certamente repleta das graças de Deus, dê frutos de Esperança e Amor, para que sejamos cada vez mais e melhores testemunhas do Evangelho.”
“O 1º Cursilho de homens realizou-se de 10 a 13 de janeiro de 1963, e o de senhoras de 08 a 11 de maio do mesmo ano e no mesmo local, a Aldeia de Sta. Margarida, Na nossa diocese 5212 pessoas já viveram este encontro especial com Cristo, muitos vivem-no, agora, junto do Pai.” lembrou.
Esta Ultreia do 60.º aniversário foi muito especial porque neste encontro, além de termos a presença, do nosso Bispo, para nós sempre o grande estímulo, apoio e confiança ao longo destes anos, estiveram connosco cursilhistas da diocese de Santarém e de todos os cantos da nossa Diocese,
No rolho, com que se iniciou a Ultreia, sob o lema vivido neste ano no Secretariado diocesano de Portalegre-Castelo Branco: “Cursilhista, recorda que Cristo conta contigo”, a Graciela partilhou a sua vivência de 4º dia, a partir do M.C.C.
Após algumas ressonâncias de cursilhistas de cada núcleo de escola da diocese, deu-se início ao painel: “M.C.C. NA DIOCESE DE PORTALEGRE-CASTELO BRANCO – 60 ANOS…ONTEM, HOJE…SEMPRE…”
Ouvimos os testemunhos de alguns cursilhistas, desde os mais antigos até aos mais recentes, onde cada um partilhou «O como, o Porquê, O sentido de uma vida partilhada com Deus e com os irmãos».
… “e entre eles, alguns daqueles que um dia, há já muitos anos, 60, 50, 40, 30, ou há meses…viveram este encontro com o Senhor, se comprometeram com Ele e são hoje, entre nós, testemunho duma vida ao serviço de Deus e da Igreja. Estiveram connosco o João Joaquim Romão e a Xaxão, presenças da primeira hora no Movimento, que há 60 anos participaram, respetivamente, no 2º cursilho de homens e no 3º de Senhoras”.
Mas também estiveram presentes “cursilhistas que há menos anos, com o seu testemunho, ajudam, incentivam, renovam e dão Esperança, para se poder continuar a afirmar que o M.C.C. NA DIOCESE DE PORTALEGRE-CASTELO BRANCO – 60 ANOS…ONTEM, HOJE…SEMPRE…
Destes, ouvimos o testemunho dos mais antigos ao mais recente…:
• dos que viveram o seu cursilho há 60 anos: a Xaxão e o João Joaquim Romão
• 50 anos: a Edite Martins
• 39 anos: Isabel Macieira
• 11 anos: Sandra Ribeiro
• 2022-2023: Luís Amaro
Ponto alto deste dia foi a celebração da Eucaristia, presidida pelo sr. Bispo, D. Antonino Dias. Na homilia referiu o papel fundamental dos leigos na vida da Igreja.
O Grupo Contradanças de Alpalhão animou o fim da tarde com danças e cantares do local com toda uma indumentária, que os presentes admiraram.
No fim houve um lanche ajantarado para todos os presentes.
Numa tarde em que reinou a alegria do reencontro, saímos de lá com a certeza de que tudo é possível com Deus, pois ser Cristão é não estar parado.

Decolores




















Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado