segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Encontro / Palestra sobre Fátima

No sábado, pelas 16:00H, decorreu no salão paroquial o Encontro / Palestra sobre Fátima, orientado por Orlando de Carvalho
Este começou por questionar a assistência sobre o conhecimento das Aparições de Fátima, Oração do Rosário e seus Mistérios.

Focou- se de seguida na Virgem e seus títulos e episódios conhecidos da Sua vida.

Nas aparições em Fátima, Nossa Senhora confiou aos três pastorinhos uma mensagem que se mantém actual para nós

Em 1917, Nossa Senhora apareceu em Fátima a três crianças, Lúcia, Francisco e Jacinta, para revelar ao mundo uma mensagem significativa para aquela época, mas que não perdeu a sua importância em nossos dias. Em seu livro “Luz do mundo”, Papa Bento XVI disse que a mensagem de Fátima nos ajuda a “entender um momento crítico na história: aquele no qual se desencadeia toda a força do mal, que se cristalizou nas grandes ditaduras e que, de outra maneira, age ainda hoje”1. Essas duas grandes ditaduras, o nazismo e o comunismo, que juntas mataram centenas de milhões de pessoas, devastaram a Europa e a Ásia, e, depois da “queda”, espalharam seus erros por todo o mundo.

A resposta desafiadora a todos esses erros “não consiste em grandes acções políticas, mas, ultimamente, pode chegar somente da transformação dos corações. […] Nesse sentido, a mensagem de Fátima não está concluída, mesmo que as duas grandes ditaduras tenham desaparecido”2, pois permanece o sofrimento da Igreja, resta a ameaça às pessoas, que se faz presente não somente por meio da perseguição, da violência, da escravidão, da morte, como vemos no mundo islâmico e em países comunistas, mas também nas ideologias: relativismo, feminismo, ideologia de género, cultura de morte e tantos outros erros que corrompem as culturas e as sociedades pelo mundo todo.

Para fazer frente a todos esses males, mantém-se actual a resposta que nos foi dada na mensagem de Fátima, persiste a orientação que Maria nos revelou por intermédio de Lúcia, Francisco e Jacinta. Como profetizou a Santíssima Virgem, nosso tempo está marcado por grandes tribulações. Hoje, o poder das trevas ameaça pisas a nossa fé de todas as formas possíveis. Por isso, em nossos dias, como outrora, são necessários os ensinamentos que a Mãe de Deus transmitiu aos três pastorinhos.

A Mensagem de Fátima prognosticou correctamente em 1917 todos os seguintes acontecimentos:

(1) O fim da Primeira Guerra Mundial;

(2) O emergir da Rússia como um poder mundial que "espalharia os seus erros (incluso o comunismo) pelo mundo fora ...promovendo guerras e perseguições à Igreja;

(3) A eleição de um Papa que se chamaria Pío XI;

(4) A emergência de uma segunda Guerra Mundial que seguiria uma luz estranha no céu

Nossa Senhora disse em Fátima que Deus desejava establecer no mundo a devoção ao Coração Imaculado de Maria. Disse que muitas almas seriam salvas do Inferno e aaniquilação das nações seria evitada se, a tempo, fosse establecida a devoção ao Seu Coração Imaculado, principalmente por estes dois meios.

1) A consagração da Rússia ao Coração Imaculado de Maria pelo Papa junto com os bispos do mundo em uma cerimônia solene, e

2) o costume de receber a Santa Comunhão (e outras devoções específicas de aproximadamente 1/2 hora de duração) em reparação pelos pecados cometidos contra a Santa Virgem Maria, no primeiro sábado de cinco meses consecutivos--um costume conhecido pelos Católicos como devoção do "Primeiro Sábado do mês".

A MENSAGEM DE FÁTIMA avisa que se os pedidos de Nossa Senhora de Fátima pela consagração da Rússia e pela devoção do Primeiro Sábado não forem honrados, a Igreja ser perseguida, haver outras grandes guerras, o Santo Padre sofrer muito, e serão aniquiladas várias nações. Muitos países serão tiranizados por a ateus militantes. De maior importância, se perderão muitas almas.

Entre as penitências que nos pediu a Virgem de Fátima, tem particular importância os sacrifícios. . Na 4ª aparição, no dia 19 de Agosto de 1917, Nossa Senhora deu uma ordem expressa aos pastorinhos: “Rezai, rezai muito, e fazei sacrifícios pelos pecadores”, dizia ela. “Muitas almas vão para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”4. Pois é um dos meios que a Virgem Maria nos revelou para afastar os males do mundo. Alguns sacrifícios foram ensinados pela própria Virgem, como rezar de joelhos, jejuns e abstinências.

O Santo Rosário tem grande importância na mensagem de Fátima. O próprio título com o qual a Virgem Maria se apresentou revela a grande importância dessa oração mariana para a Igreja em nosso tempo.

Nossa Senhora pediu insistentemente que os pastorinhos rezassem o Rosário de modo particular para a salvação das almas do inferno. A princípio, as três crianças não levaram muito a sério o pedido da Virgem Maria. Rezavam rapidamente para ter mais tempo para as brincadeiras comuns às crianças de suas idades. Mas, em pouco tempo, passaram a rezar com grande fervor o Santo Terço, pois compreenderam a importância da oração do Rosário para a salvação das almas.

Hoje, as grandes ditaduras permanecem agindo em nossos dias, por meio das ideologias, das falsas religiões, das lutas pelo poder e pelas riquezas. Em Fátima, a resposta que nos é dada a essas pela Virgem Maria não consiste em grandes ações políticas, mas na transformação dos corações através da penitência e do sacrifício, da oração do Santo Rosário e da devoção ao Imaculado Coração de Maria.


referências: ttp://www.fatima.pt/files/upload/fontes/F001_DCF_selecao.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado