quinta-feira, 30 de março de 2017

Um Olhar que (me) Encontra




Todas as experiências que vivenciamos ao longo da nossa vida deixam uma marca em nós. Umas por serem demasiado fortes e intensas, outras pela saudade que deixam, outras até pelo incómodo que nos causam. Algumas são vividas de forma tão autêntica e emotiva que nos acompanham todos os dias e nos moldam para todos os momentos da nossa vida.

Uma vez que assinalamos a semana nacional da Educação Moral e Religiosa Católica, não podia deixar de mostrar o quão marcada esta disciplina me deixou. A mim e a todos aqueles que, tal como eu, um dia tiveram a graça de ser alunos de EMRC.

É certo e sabido que as melhores experiências da nossa vida são aquelas que fazemos de livre vontade, por iniciativa própria, partindo à aventura, esperando para ver o que virá. Podemos até achar que, devido à sua importância na formação de verdadeiros Homens e Mulheres, a disciplina de EMRC não deveria ser opcional… pois eu digo que sim! Ainda bem que o é!

A beleza do cristianismo está no Encontro. Tudo é belo e ganha sentido quando o cristão se deixa encontrar por Deus, numa experiência de despojamento e de gratuidade. O mesmo nos oferece a EMRC. Através dos momentos vividos em sala de aula, das atividades proporcionadas ao longo do ano letivo, dos encontros e desencontros do dia a dia, das horas passadas com os colegas e professores, sem nos apercebermos, criamos espaço e damos abertura a que Algo maior nos invada. Começamos a descobrir a beleza daquela hora e começamos a perceber que, afinal, a disciplina que é opção, é uma mais valia. Uma hora que não é desperdiçada mas sim ganha. Ganha numa experiência de abertura e de encontro, que nos leva à descoberta do Senhor que fixa os meus olhos e chama o meu nome.

E é esta disciplina que, sendo opção, muda a nossa vida. É ela nos ensina a amar, a perdoar e que nos mostra que a nossa vida tem sentido. EMRC é a disciplina que “nos tira as máscaras e nos dá um rosto” e que, acima de tudo, nos torna Homens e Mulheres.

Rita Santos (23-03-2017) em iMissio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado